Florianópolis, 19.3.2021 - O Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina (IBC) cresceu 2,18% em janeiro na comparação com o mesmo mês em 2020, mostram os dados do Banco Central, analisados pelo Observatório FIESC. O resultado catarinense é o quarto melhor do país e está acima da média nacional, que registrou variação negativa de -0,46% no período. O indicador é considerado uma prévia do PIB.
Clique aqui e confira a análise do Observatório FIESC
A análise da FIESC destaca que essa melhora na atividade econômica já vinha sendo observada nos meses anteriores. Além do próprio índice, pesquisas mensais do IBGE sobre o desempenho da indústria e do comércio varejista, o índice de confiança do industrial e a intenção de investir do empresário também sinalizavam retomada na atividade. Nos últimos meses de 2020, a intenção de investir de Santa Catarina chegou nos maiores valores já registrados desde o início da pesquisa, enquanto a confiança para o estado também se manteve positiva, o que contribuiu para o resultado.
O resultado catarinense foi o quarto melhor do país. No período, o desempenho nacional registrou variação negativa de -0,46%. O indicador, medido pelo Banco Central, é considerado uma prévia do PIB