Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Atividade econômica catarinense cresce acima da média nacional em maio

Análise do Observatório FIESC mostra que o indicador apurado pelo Banco Central ficou acima da média nacional, que registrou retração de 0,1%

Florianópolis, 26.07.2022 - O Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina apresentou um crescimento de 0,8% em maio na comparação com abril, na série sem efeitos sazonais. Conforme análise do Observatório FIESC, o indicador apurado pelo Banco Central ficou acima da média nacional, que registrou retração de 0,1%. No acumulado em 12 meses, Santa Catarina registrou 3,1% de expansão contra 2,7% do índice nacional. Já no acumulado do ano, o estado apresentou crescimento de 1,2%.

“A economia catarinense vem recuperando o ritmo de crescimento, com bons indicadores na geração de emprego e no comércio exterior. A indústria tem um papel fundamental nesse processo, ao estimular as atividades também nos demais setores econômicos”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

:: Confira o boletim completo.

A indústria catarinense apresentou, em maio, uma expansão maior do que a média nacional, com crescimento de 1,6% frente a abril, na série com ajuste sazonal. Esse resultado representa a segunda expansão consecutiva na produção industrial do estado. No acumulado do ano, no entanto, a Indústria ainda aponta recuo na produção em Santa Catarina e na média brasileira, impactado pelo ambiente internacional.

Turismo em Santa Catarina retoma o nível pré-pandemia

De acordo com análise do Observatório FIESC, o setor de Serviços segue orientando a expansão da atividade econômica em 2022 no Brasil e em Santa Catarina, incentivado pelo maior consumo das famílias. “Mesmo em um cenário de inflação alta persistente e perda do poder de compra da população, o atual ciclo econômico favorece o setor de Serviços, que se beneficia com a normalização da economia”, avalia a economista do Observatório FIESC, Mariana Correia Guedes.

Em Santa Catarina, um destaque é o setor de Atividades turísticas, que desde abril recuperou o nível de atividade pré-pandemia e registrou expansão de 44,8% no acumulado do ano de janeiro a maio.

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.