Atenta a parcerias nas áreas portuária e agroindústria, diplomata espanhola visita a FIESC

A conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha no Brasil, Elisa Barahona Nieto, visitou diversas instituições públicas e privadas catarinenses, com articulação da Investe-SC e secretarias estaduais de desenvolvimento e de articulação internacional

Florianópolis, 23.02.2021 – Interessada na possibilidade de parcerias, a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha no Brasil, Elisa Barahona Nieto, visitou diversas instituições públicas e privadas catarinenses - incluindo a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na terça-feira (23). “O mais importante e mais interessante que estamos buscando agora é encontrar um terminal logístico, um porto brasileiro”, afirmou a diplomata, ao abordar um entre os diversos segmentos de interesse dos espanhóis e que podem resultar em cooperação com Santa Catarina.

“Os armadores espanhóis que trabalham no Atlântico Sul, de diferentes modalidades, têm muito interesse em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O que já ouvimos sobre os portos de Santa Catarina nos fez entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Internacionais e agora, o nosso principal objetivo é visitar os portos. Além disso, ficamos muito interessados em ver o desenvolvimento tecnológico que o estado de Santa Catarina tem e como esse desenvolvimento tecnológico está sendo aplicado no agronegócio e na alimentação”, afirmou a secretária Elisa Barahona Nieto.

“Temos muito interesse em avançar em intercâmbio comercial e tecnológico na área do agronegócio, integrando com o setor industrial, principalmente, na parte de automação e controle”, afirmou o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates. “A Espanha tem desenvolvido um trabalho intenso na produção de vegetais, legumes e hortaliças em sistemas em estufas de grande porte e automatizado uma área que Santa Catarina precisa e quer avançar, bem como na área de pesca”, acrescenta.

Fiates lembra que a Espanha tem grande tradição na produção de pescados e tem renovado permanentemente a tecnologia do setor. “Os espanhóis têm ampliado muito a produção na pesca em mar, alto mar, águas internacionais e em fazendas marinhas e de aquicultura localizadas na área continental, com produtos especiais, de alta qualidade e sofisticação e novas tecnologias. A pesca na Espanha é muito desenvolvida; o país é o segundo maior consumidor de pescados do mundo, com forte capacidade produtiva”, acrescenta o diretor.

A agenda de Elisa Barahona Nieto em Santa Catarina inclui visitas à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Perini Business Park e Ágora Tech Park, em Joinville, e portos de Itapoá, Laguna e Imbituba. A atividade é promovida no âmbito da Investe-SC e conta com articulação dos  secretários de estado catarinenses Luciano Buligon (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Daniella Abreu (executiva de Assuntos Internacionais).

“Estamos de portas abertas para receber empresários e o mercado internacional, e a vinda da representante do governo espanhol a Santa Catarina só reforça um movimento muito importante de aproximação com o nosso estado, para atração de investimentos e novos negócios”, destacou Buligon. Segundo ele, com a implantação do Invest SC, novas oportunidades se abrem para o Estado com a perspectiva de parceiras com países como a Espanha, referência em infraestrutura, agricultura, tecnologia e inovação.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp