Atenção primária reduz custos e foca em resultado na saúde do trabalhador

Programas de saúde corporativa que têm como base a atenção primária custam menos e impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida; consultorias especializadas podem apoiar a indústria a estruturar soluções sistêmicas

Florianópolis, 13.07.2023 - Estruturar programas de saúde corporativa baseados na atenção primária custa menos e traz melhores resultados para a indústria. É o que mostram indicadores de saúde apresentados pelos médicos Leandro Garcia e Iananda Ortiz, consultores de novos negócios do SESI. Eles participaram nesta quinta-feira, dia 13, do Congresso Catarinense de Gestão de Pessoas (Concarh) abordando estratégias para a estruturação de sistemas de saúde nas empresas.

“A saúde corporativa tem dois grandes desafios: o financiamento da saúde do colaborador. Mas e o resultado disso? Esse investimento tem sido eficiente?”, questiona Garcia. Segundo ele, 90% dos afastamentos não são ocupacionais, ou seja, são causados, por exemplo, por obesidade, saúde mental e até mesmo o câncer. Diferente do modelo fragmentado, na proposta sistêmica a atenção à saúde do trabalhador é integral. “Programas isolados perdem força, enquanto que iniciativas conectadas otimizam a jornada do usuário”, completa o médico.

Já existem consultorias para estruturar programas sistêmicos de saúde, como é o caso do SESI. “O apoio especializado garante que etapas fundamentais sejam seguidas, incluindo políticas de saúde, mapeamento de riscos e a formulação de um modelo integrado visando a longevidade do programa”, explica Iananda Ortiz, que já conduziu programas de saúde em grandes companhias como a BRF e a Jhonson & Jhonson.

Nesta sexta-feira, dia 14, o gerente de educação 4.0 do SENAI, Alex Kuhnen, fala no congresso sobre a jornada do profissional do futuro.

Soluções para a indústria

A FIESC leva à feira demonstração de diversas soluções desenvolvidas para promover na indústria ambientes mais seguros e saudáveis, além de suporte para a qualificação e retenção dos profissionais. Entre os destaques estão o diagnóstico de saúde mental realizado pelo aplicativo Cora, inteligência artificial desenvolvida pelo Centro de Inovação e Tecnologias para a Saúde do SESI. O público também pode conhecer os óculos de realidade virtual, que demonstram como é o treinamento em altura e auxilia no treinamento em NR 35 nas plataformas do SESI.
O SENAI detalha ainda o Habilita Carreira, uma solução personalizada que desenvolve competências nas equipes internas para cumprimento de prazos, aumento da produtividade, sucessão técnica e ampliação da capacidade produtiva. As etapas incluem diagnóstico, criação de trilha, execução do curso e validação prática, com a aplicação das habilidades desenvolvidas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC