Assembleia Legislativa homenageia FIESC pelos 65 anos de fundação

Solenidade será nesta quarta-feira, dia 20 de maio, às 19 horas, na ALESC, em Florianópolis

Florianópolis, 19.5.2015 – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) realizará sessão especial nesta quarta-feira, dia 20 de maio, às 19 horas, em homenagem aos 65 anos de fundação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A cerimônia será na ALESC, em Florianópolis, e contará com a participação do presidente da Federação, Glauco José Côrte.

A FIESC foi criada no dia 25 de maio de 1950, em Florianópolis, por representantes de sete sindicatos industriais. À época da fundação, o desenvolvimento do Estado enfrentava uma série de desafios como estradas intrafegáveis, restrições no fornecimento de energia e ausência de crédito para fomentar a atividade fabril. A FIESC nasceu com o objetivo de lutar por condições mais favoráveis ao desenvolvimento de Santa Catarina.

No final da década de 1950, uma das iniciativas mais marcantes foi a realização do Seminário Socioeconômico, que serviu de base para o planejamento do Estado e para a criação do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Se à época da fundação a FIESC representava um setor que se desenvolvia de forma mais lenta do que em outros Estados brasileiros, hoje a entidade reúne 141 sindicatos de indústria e fala por quase 50 mil empresas. O setor emprega 805 mil trabalhadores e responde por 33,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, além de arrecadar R$ 7,5 bilhões em ICMS e IPI em 2014.

A FIESC é integrada pelo CIESC, SESI, SENAI e IEL e tem quatro focos de atuação: ambiente institucional, educação, inovação e tecnologia e qualidade de vida.

Na área de ambiente institucional e em linha com o Seminário Socioeconômico dos anos 1950, a Federação está à frente do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarina (PDIC 2022), iniciativa que tem o objetivo de induzir uma dinâmica de prosperidade industrial de longo prazo no Estado. A instituição também é a interlocutora da indústria com todos os segmentos da sociedade, produz informações econômicas, presta serviços e consultorias às empresas, estimula a internacionalização do setor, além de apoiar a formulação de políticas públicas e projetos para Santa Catarina.

Atualmente, a principal bandeira da FIESC é a educação, por meio do Movimento A Indústria pela Educação, que tem 2.180 adesões, sendo 1.893 indústrias e 287 apoiadores. Em 2014 foram registradas 350,9 mil matrículas em cursos técnicos, superiores, pós-graduação, educação continuada, aprendizagem, ensino médio e estágios.

Em qualidade de vida, no ano passado, atendidos diariamente mais de 100 mil participantes em ginástica laboral e produzidas mais de 90 mil refeições saudáveis. Ainda foram realizados 442,5 mil procedimentos odontológicos e 786,3 mil atendimentos em segurança e saúde no trabalho.

No campo inovação e tecnologia, as entidades da FIESC realizaram 99 mil horas de consultoria em inovação, mais de 68 mil horas em consultoria de gestão e processo produtivo e 158 mil ensaios metrológicos.

Os dados estão no Balanço da Indústria 2014, publicação que mostra os principais números da indústria e dos serviços prestados pela FIESC e suas entidades, que beneficiaram as indústrias, os trabalhadores e a sociedade.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080