Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Arteris promete Contorno de Florianópolis para dezembro de 2021

FIESC participou de encontro, nesta segunda-feira (25), promovido pelo Fórum Parlamentar, com a presença da ANTT, que debateu o andamento das obras

Florianópolis, 25.6.2018 - A FIESC participou de reunião sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis promovida pelo Fórum Parlamentar Catarinense, na manhã desta segunda-feira (25), na Capital, com a presença da Arteris, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e lideranças políticas e empresariais. “Apoiamos essa importante obra e colocamos à disposição a Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC”, disse o presidente em exercício da entidade, Waldemar Antônio Schmitz, salientando que a instituição acompanha o andamento das principais obras de infraestrutura e já fez estudo sobre o contorno. Análise feita em 2017 mostra que pelo contrato de concessão, firmado em 14 de fevereiro de 2008, o Contorno deveria ter sido entregue em 2012.  À tarde, Schmitz participou de encontro em que foi apresentado o status das obras de acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, iniciativa da Secretaria de Infraestutura e Floripa Airport. 

O diretor-presidente do Grupo Arteris, David Díaz Almazán, e o diretor-geral da Autopista Litoral Sul, André Bianchi, apresentaram o cronograma da obra ponto a ponto e informaram que a empresa e a Agência revisaram o prazo e a entrega será em dezembro de 2021, três meses antes do prazo que vinha sendo informado.  

O Contorno tem 51 quilômetros de extensão, dos quais 34 quilômetros estão em obra. Contudo, tem seis pontos críticos. Entre eles destacam-se a construção de três túneis duplos, que têm o projeto e o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental) em análise na ANTT, com previsão de início das obras em janeiro de 2019 e prazo de 36 meses para conclusão. “Estamos absolutamente comprometidos. Não temos nenhum problema em explicar qualquer detalhe e os avanços da obra, que é desafiadora e tem tido vários entraves, mas vamos superar todos eles.  Entendo a frustração quanto ao andamento das obras e é a nossa frustração também, mas hoje essa é a nossa maior prioridade”, declarou Almazán, lembrando que já foram investidos R$ 915 milhões no Contorno.

“Hoje viemos com uma posição efetiva para que essa obra tenha ritmo e que a sociedade consiga ver. Estamos assumindo compromisso de prazo de conclusão. Esse cronograma é oficial. O prazo final está mantido. E faremos de tudo para que tenhamos antecipação”, garantiu o diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Junior.

O deputado Jorginho Mello, coordenador do Fórum, propôs que as reuniões sejam feitas a cada três meses na região da Grande Florianópolis para que a sociedade e as lideranças possam participar, sem ter que se deslocar para Brasília, na ANTT. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.