Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Aresc prevê redução de no mínimo 10% na tarifa de gás natural em SC partir de julho

Somada à queda na tarifa promovida em janeiro, o ajuste acumulado no ano de 2023 pode chegar a -20%, informa a agência reguladora

Baseada no acompanhamento diário realizado sobre o serviço de distribuição de gás natural no Estado, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) prevê uma redução mínima de 10% no valor pago pelos consumidores do combustível a partir de julho. Somada à queda na tarifa promovida em janeiro, o ajuste acumulado no ano de 2023 pode chegar a -20%, dando novo fôlego ao setor produtivo catarinense que sofreu com sucessivos aumentos de 2019 a 2022.

A tarifa do gás natural comercializado em Santa Catarina é regulada pela Aresc por meio da conta gráfica, ferramenta implantada no ano de 2016 e que compara diariamente o preço pago pelos consumidores do insumo e os custos da operação de distribuição realizada pela SCGÁS, concessionária deste serviço no Estado. A partir destes dados, os reajustes dos valores são promovidos a cada seis meses, sempre em janeiro e em julho.

Se demandada pela SCGÁS, a Aresc também pode estudar a possibilidade de adiantar parte desta redução já a partir de abril, acionando “gatilhos” descritos na normativa que criou a conta gráfica.

“Nosso sistema regulatório, no que se refere à tarifa, garante esta estabilização dos preços para não prejudicar o mercado consumidor. Este eventual adiantamento da redução dos preços é uma possibilidade da qual o governo está ciente e que vai ao encontro das propostas do governador Jorginho Mello para fomentar nossa indústria, comércio e os motoristas que utilizam GNV”, afirma o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

Este eventual adiantamento seria justificado pela forte variação nos preços de aquisição do gás natural no último semestre e considerando a projeção de queda prevista nos contratos de suprimento celebrados pela concessionária. Esta seria a primeira vez em que a tarifa seria reduzida duas vezes antes da conclusão de um semestre.

Com informações da assessoria de imprensa da Aresc.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.