Florianópolis, 07.07.2025 - Um projeto de inteligência artificial (IA) realizado na unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, conquistou reconhecimento internacional no Manufacturing Leadership Council Awards 2025. O concurso é promovido pela National Association of Manufacturers (NAM), principal entidade da indústria nos Estados Unidos. A vitória foi na categoria “Transformação do Modelo de Negócio”, com o projeto “Abordagem orientada por IA para avaliação de investimentos: caso de expansão da ArcelorMittal Vega”.
A iniciativa da ArcelorMittal utilizou a tecnologia para otimizar decisões estratégicas relacionadas à ampliação da unidade em São Francisco do Sul. O objetivo era garantir abastecimento contínuo aos clientes durante a reforma do laminador de tiras a frio. Foram analisados mais de 200 cenários, permitindo a escolha das estratégias de investimento mais eficientes e a mitigação de riscos operacionais.
Desenvolvido em apenas seis meses, o projeto envolveu uma colaboração intensa entre as equipes da unidade Vega e times globais de Pesquisa e Desenvolvimento e de Tecnologia da ArcelorMittal. Além do prêmio na sua categoria, o case também foi um dos oito selecionados para o “Prêmio Futuro da Indústria”, que reconhece as iniciativas mais transformadoras do concurso.
“Esta é mais uma conquista que demonstra a excelência com que a ArcelorMittal desenvolve soluções e traça seu caminho em direção ao futuro. Este projeto garantiu otimização de desempenho e mitigação de riscos, e representa um passo importante na jornada da ArcelorMittal rumo à digitalização completa”, afirma Sandro Sambaqui, Diretor da ArcelorMittal em Santa Catarina.
Com informações da ArcelorMittal.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.