Florianópolis, 16.09.2024 - A aplicabilidade do conhecimento compartilhado na imersão organizada pelo Programa de Ligação com a Indústria (ILP, na sigla em inglês) do MIT e promovido pela Federação das Indústrias de SC (FIESC) foi o ponto alto da missão da entidade à região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos.
O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, afirma que a vivência proporcionou insights valiosos sobre como a inteligência artificial, a descarbonização e a inovação podem agregar valor a produtos e transformar cadeias produtivas. “Essas tendências têm conexão direta com o que estamos fazendo nas indústrias de SC para preparar nossas empresas para os desafios do futuro”, afirma.
Para Hugo Schneider, do grupo H. Carlos Schneider, a missão não apenas teve a oportunidade de conhecer as mais inovadoras ferramentas de inteligência artificial, mas como combiná-las com o conhecimento das próprias empresas para transformar a ferramenta numa solução que agregue valor ao negócio.
Na avaliação de Gilberto Seleme Filho, do grupo Seleme, a imersão gerou reflexões relevantes para responder mais rápido às demandas dos clientes. “Vai nos ajudar a ser mais efetivos e melhores no que nós já fazemos”, conclui.
O executivo da Döhler, César Döhler, avalia que a imersão propicia uma vivência num ambiente diferente da rotina dos negócios e que isso, associado ao conhecimento que foi compartilhado, favorece o pensamento fora da caixa na busca de soluções para a gestão corporativa.
Giuliano Donini, CEO da Marisol, destaca que as visitas ao Media Lab e ao MIT IBM AI Watson Lab foram experiências incríveis, e que permitiram entender como funciona a formação de um grande ecossistema, e que podem ser aplicadas em iniciativas no Brasil.
Para Maria Victoria Buerger, da B2 Inovação em Empreendimentos Imobiliários, o grupo sai com lições muito valiosas, mas com muito trabalho a fazer no retorno para seus negócios.
Educação e Inovação
A partir da imersão no MIT, a FIESC está mais preparada para desenhar jornadas de transformação digital e também programas desenvolvidos com os conhecimentos adquiridos na missão, alinhados com as necessidades das empresas que mais precisam, destaca o diretor do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.
O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, afirma que “a missão demonstrou a necessidade de adequarmos a nossa educação, aplicando inteligência artificial para educar melhor e também educar sobre o que é preciso para utilizar a IA”.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.