Antaq desclassifica mais um concorrente ao Porto de Itajaí

Após apresentação de documento, proposta da Mada Araujo Asset Management foi considerada “inexequível”; autora da terceira maior oferta foi agora convocada

Florianópolis, 20.10.2023 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) desclassificou a empresa Mada Araujo Asset Management LTDA do processo seletivo para a concessão temporária do Porto de Itajaí. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (20), a agência afirma que, após a apresentação de documentos e explicações adicionais, a proposta da empresa se mostrou “inexequível”.

A Mada Araujo tinha apresentado a segunda melhor proposta da disputa, com a oferta de movimentação mínima equivalente a 44.000 contêineres por mês. Ela havia sido convocada após a desclassificação da MMS Empreendimentos LTDA, que tinha feito a maior oferta, de 66.600 unidades por mês.

Com a nova desclassificação, a Teconnave Terminal de Contêineres de Navegantes S/A foi agora chamada para apresentar a documentação para habilitação no próximo dia 25. Sua proposta de movimentação mínima foi de 35.000 contêineres por mês. A decisão da Antaq sobre a habilitação ou não da Teconnave está prevista para o dia 1º de novembro.

O vencedor irá operar as áreas destinadas à movimentação e armazenagem de carga conteinerizada e carga geral por 24 meses, sem a possibilidade da rescisão do contrato antes desse período.

Durante a vigência do arrendamento transitório, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.

O terminal está sem operação desde o fim de junho, quando chegou ao fim o contrato com a APM Terminals, que administrava a estrutura há mais de 20 anos.

Com informações da Antaq.