Ampla diversificação do mercado é desafio para setor alimentício

Aula magna do Master in Business Reinvention (MBR) – Priori de Alimentos e Bebidas abordou aspectos determinantes para a reinvenção do setor

Florianópolis, 29.6.2023 – Um mercado global de consumidores com necessidades e desejos cada vez mais complexos é um dos grandes desafios do setor alimentício em todo o mundo, analisa Steven Rumsey, diretor de Inovação e Tecnologia da catarinense Duas Rodas, de Jaraguá do Sul. O executivo é um dos curadores do programa Master in Business Reinvention (MBR) – Priori – Alimentos e Bebidas e, na noite desta quarta (28), proferiu palestra na aula magna do curso, que é promovido pela Academia FIESC de Negócios.

“Há uma diversidade de demandas e a indústria precisa oferecer soluções amplas para atender todas as exigências”, disse Rumsey, que falou por videoconferência a partir de Jaraguá do Sul. Ele salienta que o mercado se compõe de consumidores de diferentes faixas etárias, necessidades, atitudes, experiências e motivações, que influenciam as decisões de compra, a exemplo de aspectos educacionais, regionais e genéticos. “Acabou a época em que produtos com pouca variação podem atender todos os perfis de consumidor”, completou.

Rumsey também rechaçou a ideia de que as indústrias devem perseguir somente a redução de custos para competir em preços. “Os consumidores podem estar dispostos a pagar mais se perceberem valor nos produtos, por isso, não há problema se houver alguma elevação de custos”, disse, Rumsey. Ele citou pesquisa da Nielsen segundo a qual os consumidores latino-americanos estão dispostos a pagar mais por produtos de qualidade e padrões de segurança (57%), ambientalmente corretos (48%), com performance superior (50%), com ingredientes orgânicos ou naturais (49%), gerados por empresas socialmente responsáveis (39%) ou originários de regiões específicas (17%). A reinvenção da indústria de alimentos perpassa, segundo Rumsey, aspectos como a ampla transformação digital, manipulação genética, nanotecnologia, robótica e inteligência artificial.

Falando da Inglaterra, o outro palestrante do evento, Ian Pallister, gerente global da Stratega (empresa internacional de consultoria), destacou que já há várias décadas as organizações vêm se transformando. Nos anos de 1980, o foco estava na reestruturação das empresas e na redução de custos. A década seguinte foi da reengenharia, depois veio a internet e suas aplicações. Os anos de 2010 foram da transformação digital - big data e IoT. “Por isso, preferimos classificar a atual tendência global, [da década de 2020], com o termo ‘reinvenção’, pois ele se caracteriza pela inovação e geração de valor aos consumidores”, disse Pallister. Para o consultor, a estratégia da reinvenção exige também integração e alinhamento de todos os fatores, aceleração e realização, dentro da visão estratégica da empresa.

MBR Priori em Alimentos e Bebidas

O MBR Priori em Alimentos e Bebidas tem o objetivo de apoiar a reinvenção das indústrias catarinenses do setor. Com previsão de encerramento em outubro de 2024, o programa vai abordar aspectos como as mudança nas demandas da população (proteínas alternativas, tecnologias de detecção, preservação para segurança, qualidade e rastreabilidade de alimentos e nutrigenética - nutrição personalizada), sustentabilidade na cadeia (inovações em embalagens, ciclo de vida dos produtos, práticas ESG), ferramentas para aumento da percepção de valor aos clientes (serviços móveis, Big data e análises avançadas para segurança de alimentos, internet das coisas – IoT – para transparência e rastreabilidade da cadeia de suprimentos em tempo real), sistemas produtivos eficazes (agricultura de precisão para otimização de insumos e uso de água, tecnologias de microbioma, melhoria das sementes, geração e armazenamento de energia renovável, agricultura biológica, orgânica e ecológica).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR