Alunos e professores do SESI e SENAI criam projetos inovadores para superação da crise

Mais de 100 catarinenses estão inscritos no Grand Prix de Inovação - combatendo o coronavírus, iniciativa que visa manter alunos e professores ativos durante o período em que permanecem em casa, exercitando a criatividade, além de buscar soluções para a crise gerada pela pandemia

Florianópolis, 13.4.2020 – Alunos e docentes do SESI e do SENAI em todo o Brasil estão participando do Grand Prix de Inovação - combatendo o coronavírus, uma competição de projetos que podem ajudar no enfrentamento da crise gerada pelo Covid-19. Eles atuam em equipes e de forma virtual em busca de soluções para desafios relacionados à pandemia em aspectos como formas de estudo, manter uma indústria produtiva e sem contaminação, ambiente saudável e ferramentas educacionais inovadoras. Santa Catarina participa com 78 alunos e 32 docentes, com um total de 32 dos cerca de 400 projetos inscritos.

Além de buscar soluções para os problemas que a sociedade enfrenta diante da pandemia, a estratégia busca alternativas para manter alunos e professores ativos durante o período que estão em casa. A ideia é estimular a criatividade, para que os participantes trabalhem de forma colaborativa e despertem habilidades que são exigidas no mercado de trabalho, como atividades em equipe e a capacidade de resolver problemas. Para apoiar os alunos nessa jornada, uma série de webinars e workshops online, com temáticas de inovação e empreendedorismo, estão sendo realizados com apoio de parceiros, entre eles o Sebrae Santa Catarina.

Desafios

Alunos

Como estudar ou não perder o ritmo dos estudos enquanto passamos por uma pandemia?
Como ter uma indústria sem contaminação e sem perder sua produtividade num período de pandemia?
Como manter o ambiente saudável, enquanto passamos pela pandemia?

Professores:
Que ferramentas educacionais inovadoras podem ser utilizadas em tempos de pandemia?

“A sensação de participar da Grand Prix foi excelente em vários aspectos, um deles foi o desafio de criar o protótipo de um projeto que pode ajudar diversas pessoas nesses tempos de crise causado pelo COVID-19. Além disso, os conhecimentos técnicos adquiridos no SENAI, na área de desenvolvimento de sistemas foram de enorme auxílio para achar uma possível resposta para o problema proposto”, explica o estudante Edivaldo Souza, 17 anos, aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas do SENAI Florianópolis. “No meu caso vendo diversas pessoas conhecidas e desconhecidas entrando em desespero por conta dessa crise, me fez pensar na utilidade de um aplicativo voltado para microempreendedores”, afirma. Conforme ele, a proposta é aplicar os conceitos do 5S, um método japonês usado para reerguer o país após a guerra e que hoje é utilizado como ferramenta de produtividade em organizações de todo o mundo. “O aplicativo propõe uma interface simples e prática para auxiliar as pessoas. Questões como: como manter a empresa mesmo em períodos de crise e dar a volta por cima, como evitar demissões e prejuízos para a empresa de maneira simultânea e como manter a produtividade mesmo em casos de pandemia e crise são debatidas no aplicativo que mostrará para o usuário passo a passo de como reagir a tais situações”, completa Edivaldo.

Veja o vídeo em que Edivaldo explica o projeto.

Creciana Endres, que forma dupla com a colega de unidade Maristela Schleicher Silveira, ambas docentes da Faculdade SENAI em Chapecó, destaca que participar do Grand Prix permite “vivenciar a realidade de docentes e alunos neste momento de pandemia”. Creciana explica que a proposta dela e de Maristela é o aplicativo  Home Learning Circuit - Food Technology. “A expectativa com a aplicação dessa ferramenta é gerar conhecimento tecnológico e criar oportunidade para que o aluno coloque a mão na massa, ou seja, aprenda na prática, mesmo a distância. Quando aplicamos um determinado conhecimento, isso facilita a internalização pelos alunos. Sabemos que há alunos auditivos, visuais e cinestésicos. Por isso, organizamos a ferramenta de modo que contemple todos esses públicos, garantindo a capacitação tecnológica e fortalecimento da Faculdade Senai”, acrescenta.