Alunos e comunidade de Florianópolis conhecem programa SESI Ciências

Iniciativa da entidade da FIESC está exposta na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, que segue até sábado (14)

Florianópolis, 12.11.2015 – Entender os fenômenos ligados à natureza nem sempre é uma tarefa fácil para os estudantes. Foi pensando nisso, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou o SESI Ciências. Nesta semana, uma unidade móvel do programa está exposta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e pode ser visitada por alunos e pela comunidade em geral. A iniciativa integra programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade e a visitação pode ser feita das 9 horas às 19 horas, até sábado (14).

Marcelo Martins, de 18 anos, e Letícia Calisto, de 17, estão no último ano do ensino médio e prestam vestibular no final do ano. Eles percorreram a “trilha do conhecimento” do programa e afirmaram que fica mais fácil aprender ciências assim. “Se todos os alunos pudessem ter acesso a uma ação como essa, a disciplina seria melhor compreendida”, garante Marcelo. “Seria interessante até mesmo estender isso para outras disciplinas, o que despertaria o interesse dos estudantes”, sugere Letícia. Ambos afirmam que ciências da natureza foi, inclusive, uma das disciplinas mais difíceis do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A professora Nanci Rosa acompanhou um grupo de 13 estudantes até o evento e aprovou o que viu. Ela contou que desenvolve um trabalho semelhante com os seus alunos. “Intensificamos as aulas práticas e estamos obtendo resultados muito bons. Quanto mais estimulamos, mais eles desenvolvem o conhecimento”, avalia a professora que participa do programa Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, o Com-Vida, do Ministério da Educação.

Cada unidade móvel do SESI Ciências contém artefatos científicos, vídeos que abordam conceitos da ciência, kits de experimentação, entre outros materiais que promovem a aproximação do participante com a ciência. O programa leva cursos itinerantes e interativos a diversas localidades de Santa Catarina, por meio de 12 unidades didáticas móveis. Nelas, o participante pode realizar atividades em ilhas de trabalho equipadas com materiais que darão suporte aos experimentos científicos. Também estão disponíveis recursos como notebooks, tablets e simuladores para a pesquisa.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br