Equipe do SESI de Brusque participou da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Brasília. Mais de 700 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país disputaram o torneio

Florianópolis, 24.03.2016 – Uma equipe composta por dez estudantes do Ensino Fundamental da escola do SESI, entidade da FIESC, em Brusque, foi classificada para disputar a etapa internacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) que ocorre de 27 a 29 de abril, nos Estados Unidos. O resultado, inédito para o SESI/SC, é decorrente do desempenho obtido na etapa nacional da FLL, encerrada em Brasília, neste último final de semana. 

Os alunos, integrantes da equipe Tecnorob, conquistaram o troféu de 1º lugar na categoria Core Values - trabalho em equipe – e, por isso, representarão o País na etapa internacional. Além da equipe Tecnorob, Santa Catarina também foi representada por seis estudantes do curso Jornada de Educação Tecnológica, do SESI em Joinville. Eles compuseram a equipe Nightfall e conquistaram o 5º melhor desempenho na mesa de competição.

A temporada

A etapa regional da competição, que nesta temporada teve como tema Trash Trek (caminhos do lixo), foi realizada em nove estados, com mais de 4 mil competidores de 500 escolas. Apenas 77 equipes garantiram vaga na fase nacional, em Brasília. Durante o maior torneio de robótica do Brasil, os 700 estudantes de 9 a 16 anos mostraram, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs autônomos cumpriram missões na mesa de competição como, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes foram avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

Na cerimônia de premiação, os organizadores também anunciaram o tema da próxima temporada do torneio, realizado mundialmente: Animal Allies, em que os estudantes vão explorar a relação entre pessoas e animais.

Aprendizagem

Ao inserir a robótica em sala de aula, o torneio estimula o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
 

 

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn