Alunos do programa Atleta do Futuro disputam rugby na Inglaterra

Brasil será representado por dez alunos, sendo dois catarinenses

Florianópolis, 04.09.2015 – Dois alunos do programa Atleta do Futuro, iniciativa desenvolvida pelo SESI/SC, entidade da FIESC, seguiram nesta quinta-feira (03) para a Inglaterra, onde irão disputar o torneio internacional Tag Rugby. Natanael Floriani, de 14 anos, do município de Gaspar, e Ketlyn Lara de Souza, de 12 anos, de Tijucas, são destaques nas cidades onde participam do projeto e, por isso, foram selecionados para representar o Estado e o País na competição.

“Esta será uma grande experiência. É minha primeira viagem internacional, por isso estou bastante ansioso”, conta Natanael, que diz ainda ter muita afinidade com o esporte. Ketlyn, filha de trabalhadores da indústria Portobello, começou a participar do Atleta do Futuro incentivada pelo pai. “É um atividade muito boa para se fazer no contra turno escolar. Meu primeiro contato com o rugby foi no PAF. Vou me esforçar para jogar bem e aproveitar bastante essa oportunidade”, diz, animada.

O torneio ocorre para celebrar a realização da Copa do Mundo de Rugby de 2015 na Inglaterra e objetiva encorajar o desenvolvimento pessoal dos jovens.  Durante a semana, cada equipe internacional visitante terá como parceira uma escola da cidade de Coventry e um clube de rugby local. As competições, que seguem até o dia 11 de setembro, reunirão crianças e adolescentes de diversos países que desenvolvem programas sociais e utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social e educacional. Dez alunos do PAF no Brasil participarão das disputas, que contarão ainda com representantes da França, USA, Kampala & Uganda, Inglaterra, entre outas.

Try Rugby

A FIESC, por meio do SESI, a British Council e a Premiership Rugby  oferecem a prática do rugby para crianças e adolescentes participantes do programa Atleta do Futuro desde 2014. O Try Rugby SC, projeto que faz parte das atividades do Atleta do Futuro, utiliza a modalidade como uma ferramenta para incentivar a adoção de uma vida mais ativa e saudável, além de promover o crescimento do esporte no país.

Técnicos britânicos estão sediados em SC para ensinar a modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As aulas são realizadas semanalmente, nos núcleos do SESI Atleta do Futuro localizados nas cidades de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Florianópolis, São José, Tijucas e Palhoça. Também serão realizadas oficinas para divulgação do rugby em escolas, eventos e indústrias. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, atrás apenas do futebol, contabilizando cerca de cinco milhões de praticantes profissionais.

A parceria

O convênio, firmado pelos representantes da FIESC, do British Council e da Premiership Rugby, proporciona, ainda, o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil. O British Council é uma organização internacional que promove relações culturais e oportunidades educacionais entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação. A Premiership Rugby atua em parceria com a British Council para promover a inclusão social e disseminar o esporte no Brasil.

Atleta do Futuro

As atividades oferecidas no programa SESI Atleta do Futuro, todas de caráter instrutivo e recreativo, trabalham a educação no sentido mais amplo, desenvolvendo valores do esporte como ética, superação, respeito, hábitos saudáveis e autoestima, competências fundamentais para a formação de um profissional bem qualificado.

Diferentemente das tradicionais escolinhas esportivas, o PAF oportuniza o acesso a atividades físicas oferecendo a prática de variadas modalidades, como atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol. O programa também estimula a formação esportiva de futuros atletas que possam atuar em equipes de categorias de base de alto rendimento e que, no futuro, poderão compor o quadro de atletas olímpicos do Brasil. O programa, que é gratuito, é dividido em três fases: iniciação motora, na qual as crianças menores participam das atividades de maneira lúdica; iniciação pré-desportiva, na qual os alunos aprendem a cada mês uma modalidade diferente; e aprendizagem esportiva, na qual o aluno desenvolve suas aptidões realizando uma prática esportiva específica.

Atualmente, por meio de uma parceria firmada com o Ministério do Esporte, o programa atende 40 mil alunos, recebe o apoio de 68 indústrias, e é oferecido em 170 núcleos de atendimentos espalhados por 77 municípios do Estado. Mais informações podem obtidas na Unidade do SESI mais próxima ou na página do SESI Esporte (www.sesiesporte.com.br), por meio do link Atleta do Futuro.

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224