Alunos de Florianópolis, São José, Palhoça e Blumenau são ouro em educação profissional

Vencedores na etapa da Grande Florianópolis foram conhecidos nesta sexta-feira (11); na próxima semana, provas serão realizadas em Jaraguá do Sul, Joaçaba e Chapecó

Florianópolis, 11.8.17 – Os estudantes Jonata da Silva (de Florianópolis, em design gráfico), Denilson Deon Voges (de São José, em eletrônica industrial), Gabriel Liberato Hoffmann (de Palhoça, em manutenção aeronáutica) e Eduardo Mateus Hermann (de Blumenau, em administração de sistemas de redes) são os medalhistas de ouro das provas realizadas nesta semana nas seletivas estaduais para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional. Com as conquistas, Os quatro estudantes do SENAI/SC estão habilitados a integrar a delegação catarinense na etapa nacional, em 2018, que selecionará os competidores brasileiros para o mundial do ano seguinte na Rússia. Eles participaram das provas realizadas na Grande Florianópolis. Na semana que vem, a competição, envolvendo outras oito ocupações, vão ocorrer em Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da solenidade de premiação.

“É uma sensação muito boa ganhar essa medalha; é o resultado de um grande esforço”, revela Jonata da Silva, cuja rotina dos últimos meses envolvia quatro horas de treinamento todas as tardes de segunda a sexta e as aulas do curso técnico em jogos à noite. “Eu treinei muito nas quatro áreas [do design gráfico disputadas na Olimpíada do Conhecimento]: promocional, design visual, diagramação editorial e embalagens”, explica, destacando que a preparação amplia as oportunidades de mercado. “Florianópolis tem muitas empresas neste setor, além disso, as provas e treinamentos simulam o ambiente profissional, com objetivos e metas”. Já para chegar à Rússia, ele entende que “o desafio é ainda maior”, o que vai exigir mais treinamento.

“Nem todos podem ser vencedores, mas o importante é competir”, destacou o vice-presidente da FIESC para a Região Sudeste, Tito Alfredo Schmitt. Também receberam medalhas os alunos Jean Carlos Nicoletti Novak, de Florianópolis, e Josias Caetano Rodrigues de Faria, de Tubarão, respectivamente, prata e  bronze em administração de sistemas de redes. No total, a fase estadual é disputada por 59 competidores, em 30 ocupações, sendo que 12 delas já foram concluídas. As demais serão realizadas em Chapecó, Joaçaba e Jaraguá do Sul (de 14 a 18 de agosto); Tubarão e Criciúma (de 21 a 25 de agosto), Lages e Rio do Sul (28 de agosto a 1º de setembro)  e São Bento do Sul (de 18 a 22 de setembro).

Como são as provas

Com um grito e algumas lágrimas escorrendo, Denilson Deon Voges, também de 19 anos, vibrou, na tarde de quinta-feira (10), quando encerrou sua prova e viu o movimento do carrinho que ele construiu nos três dias de prova de eletrônica industrial. Estudante do curso técnico em Eletrônica do SENAI em São José, ele reviu todos os conteúdos da formação na atividade, que consistiu na construção de um carrinho, incluindo toda a parte física e de software, trabalhando também com sensores, potência, eletrônica e programação. Denilson teve que demonstrar os conhecimentos e habilidades em diferentes tarefas, da programação dos componentes à aplicação de mais de 80 pontos de solda. Além disso, como parte da prova, o avaliador criava avarias para que o competidor as identificasse e consertasse.

Todos os competidores são desafiados a desenvolver tarefas práticas, típicas de cada profissão. Além do conhecimento e das habilidades, eles têm que demonstrar o comportamento esperado do profissional do século 21, pela excelência do projeto ou produto final, pela capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc.

“Eu estava confiante no meu aprendizado, sabia que tinha feito certo, mas sempre tem aquela ansiedade, aquela expectativa de que algo pudesse ter dado errado”, disse Denilson, que mora em Santo Amaro da Imperatriz, a 30 quilômetros da escola do SENAI em São José. Quando a questão é se já dá para pensar no mundial, o estudante prefere colocar os pés no chão. “Um degrau de cada vez”, ensina.

Denilson, Jonata, Gabriel e Eduardo vão garantir a presença na etapa nacional se continuarem treinando a mantendo médias crescentes nas próximas provas de índice que realizarão. Eles querem seguir o exemplo dos cinco catarinenses que já estão classificados para a edição de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em Fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no mundial deste ano.

Medalhistas na Grande Florianópolis

Design gráfico

Ouro: Jonata da Silva (Florianópolis),

Eletrônica industrial