Criciúma, 8.07.2020 – Estudantes do ensino médio da rede SESI SENAI em Criciúma participaram na terça (7) de um bate-papo virtual com o piloto Rubens Barrichello. Os alunos fazem parte da equipe catarinense que disputará o mundial F1 in Schools, competição de robótica que ocorrerá durante o Grande Prêmio (GP) da Fórmula 1 na Austrália, em março de 2021. Por mais de uma hora, o grupo de Criciúma compartilhou experiências e aprendeu noções de engenharia e detalhes técnicos com o piloto brasileiro.
O estudante Pedro Lage, que integra a equipe, conta que a conversa foi inspiradora. “O Barrichello avaliou as questões de aerodinâmica do nosso projeto, respeitando as diferenças de engenharia que existem entre os carros desenvolvidos para o desafio e os carros reais de Fórmula 1. Ele comentou a estrutura do nosso carro e apontou melhorias que podem gerar mais eficiência. Ter essa experiência foi excepcional”, avalia.
“Esta conversa faz parte da nossa preparação para o Campeonato Mundial que ocorre no ano que vem. Barrichello topou participar de uma videochamada com a equipe para conhecer o projeto e, principalmente, para auxiliar em algumas questões que ele possui experiência, como aquelas relacionadas à engenharia e ao próprio carro da Fórmula 1”, explica o professor Cleber Marinho, responsável pelo treinamento da equipe.
De acordo com o professor, a troca de experiência é fundamental para o aperfeiçoamento da equipe. “Barrichello viveu muitos anos a Fórmula 1 e repassou aos alunos um pouco das suas experiências, deu dicas do que eles ainda podem melhorar e de que maneira podem alcançar a excelência em um esporte tão competitivo. Ele se colocou à disposição para ajudar, indicando pessoas com experiência na área de engenharia e projetos para auxiliar no desenvolvimento dos nossos estudantes”, comentou.
A equipe do SESI SENAI Criciúma garantiu vaga no mundial F1 in Schools ao vencer o Festival SESI de Robótica realizado em São Paulo no início deste ano. A final da competição, que ocorreria em Singapura de 7 a 9 de julho, foi transferida para março de 2021, durante o GP da Austrália, devido à pandemia provocada pelo coronavírus.
Além de vencer a competição F1 in Schools, a equipe Spark também foi reconhecida como a melhor nas categorias patrocínio e marketing e portfólio e estande na disputa promovida pela Fórmula 1.
Com informações da agência Novo Texto.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina