Altenburg cria sistema de franquias

Primeira loja neste formato será inaugurada em maio, em Jaraguá do Sul

Florianópolis, 24.04.2024 - A Altenburg, fabricante de peças para cama, banho e decoração, estreia em maio seu projeto de franquias. A primeira unidade nesse formato será inaugurada no dia 8, em Jaraguá do Sul.

Até o fim do ano, a previsão é que três unidades estejam em funcionamento. No médio prazo, a empresa trabalha com a abertura de cerca de 150 franquias, volume que tem o potencial para contribuir com 30% do faturamento de todo o negócio - o percentual das iniciativas monomarcas está em 12% atualmente.

Para implementar as franquias, a companhia adotou o modelo de crescimento espiral, começando com lojas próximas de onde está sediada. “Com as franquias, achamos que é o momento de atacar novas áreas, ir além do sul, e entrar no sudeste, centro-oeste”, pontua o presidente Tiago Altenburg.

O modelo foi pensado para ocupar espaços com áreas entre 85 e 120 metros quadrados. A depender do lugar escolhido, os investimentos variam entre R$450.000 e R$800.000, considerando a taxa de franquia de R$50.000

Sistema em empresa centenária

Em 103 anos de história, a Altenburg tinha apenas como foco as lojas próprias, multimarcas e seu canal de e-commerce. A primeira monomarca foi lançada em 1969, mas apenas em 2008 esse movimento ganhou corpo. Das 15 unidades, 10 estão no sul e 5 em São Paulo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a presença de empresas centenárias no segmento ainda é pequena e tem ganhado fôlego com a chegada das novas gerações ao comando, como é o caso na Altenburg

“A estratégia principal da empresa vai continuar sendo multimarca, mas as franquias e as lojas próprias servem para agregar mais valor ao negócio”, explica Tiago Altenburg.

A Altenburg faturou R$670 milhões em 2023 e prevê crescimento em torno de 20% em 2024. A expectativa é chegar em 2027 com receita acima de R$1,2 bilhão.

Com informações da Altenburg.