Florianópolis, 19.09.2025 – O empresário Alceu Lorenzon, da Alcaplás, empresa de recuperação de resíduos plásticos e transformação de embalagens sustentáveis localizada em Xanxerê, apresentou nesta sexta (19), na reunião de diretorias da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o programa Tampinhas do Bem.
A iniciativa converte tampas plásticas em recursos para projetos sociais que beneficiam crianças, idosos, pessoas doentes e famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros. Desde 2021, já destinou R$ 1 milhão.
A FIESC participa como parceira no âmbito do programa Novos Caminhos. As tampas recolhidas por voluntários e entregues nas unidades do SESI/SC, SENAI/SC e farmaSesi são enviadas para a Alcaplás, onde passam pelo processo de reciclagem.
Os recursos gerados são utilizados para a compra de bolas e artigos esportivos destinados a crianças, adolescentes e jovens atendidos por serviços de acolhimento em todas as regiões do estado.
NATUREZA
O programa também tem foco ambiental. Ao recolher tampas de refrigerante, produtos de limpeza, creme dental, margarina e outros itens, evita que resíduos plásticos sejam descartados de forma incorreta, e reforça a importância da reciclagem, do reaproveitamento e do consumo consciente.
Para Lorenzon, a proposta alia impacto social e cuidado com a natureza ao estimular a responsabilidade compartilhada entre empresas, instituições e comunidade.
Interessados em contribuir com o Tampinhas do Bem podem entregar materiais nas unidades do SESI/SC, SENAI/SC e FarmaSesi.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas