Adolescentes do Novos Caminhos são homenageados em Blumenau

Iniciativa da FIESC, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Associação dos Magistrados Catarinenses celebrou os 102 jovens que vivem em casas de acolhimento e encontraram novas oportunidades por meio do programa

Blumenau, 16.11.2023 – Oferecer uma oportunidade a quem já conhece muitas dores da vida. Assim trabalha o Programa Novos Caminhos, projeto que visa oferecer uma chance para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade escreverem a própria história. E na tarde de terça-feira (14), 102 adolescentes que participaram das atividades ao longo de 2023 foram homenageados na cerimônia de formatura do programa.

A solenidade ocorreu no auditório do SENAI em Blumenau. Os olhos, que já testemunharam tantos problemas e viveram tantas coisas em tão pouco tempo de vida, brilhavam pela alegria de celebrar e pela emoção de saber que novos caminhos são sempre possíveis. Na abertura, o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, destacou em uma mensagem aos formandos que, ao se tornarem adolescentes, eles se tornam também corresponsáveis por suas escolhas e atitudes e destacou a importância de moldar o próprio futuro, pois as escolhas do presente refletirão no futuro. “Tenho certeza que a partir da iniciativa e do esforço de todos vocês muitas outras conquistas acontecerão em suas vidas”, celebrou.

A juíza titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Blumenau, Horacy Benta de Souza Baby, lembrou que a responsabilidade sobre crianças e adolescentes é da família, da sociedade e dos pais e lamentou que a Justiça não consiga solucionar todas as situações, ressaltando, porém, que sempre há uma saída. “O Programa Novos Caminhos é o braço da sociedade, é o que a sociedade está ajudando a construir. Nosso desejo seria colocá-los numa família amorosa e que reconhecesse todos os direitos de vocês, mas quando não conseguimos temos o ‘plano B’, que é desenvolver a autonomia e trazer liberdade para que vocês possam seguir seus próprios caminhos”, destacou.

Por fim, o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, ressaltou a emoção de celebrar mais uma formatura do Programa Novos Caminhos e relembrou uma das frases do poeta timboense Lindolf Bell. “Nós passamos por muitos eventos, mas nenhum mexe com a gente como a formatura do Novos Caminhos, porque estamos resgatando jovens que estariam sem perspectiva para o amanhã e agora passaram a ter. Como dizia o nosso poeta, ‘Menor que meu sonho não posso ser’, então sejam maiores que os sonhos de vocês”, finalizou.

Histórias

Uma das formandas relatou a experiência como integrante do Programa Novos Caminhos. A jovem, que participa desde 2021, destacou os cursos e oficinas que já fez, além do estágio que vai lhe garantir o primeiro emprego. “O programa me oportunizou o estágio para concluir o curso de Técnico em Mecânica e por isso eu vou poder entrar na Altona como menor aprendiz no ano que vem. Então eu agradeço e espero que muitos adolescentes que estiveram em situação vulnerável e tiveram seus direitos negados ainda possam ser beneficiados”, declarou.

Outro depoimento foi o de uma jovem já egressa do programa. Muito emocionada, Raiza Fernandes destacou que foi muito gratificante voltar à formatura do Novos Caminhos, desta vez com sua história em construção, para dar seu exemplo aos mais novos. “O meu caminho ainda estou trilhando, mas eu quero desejar a vocês muito sucesso. Não é fácil, o certo nunca é fácil, mas precisa acreditar e, principalmente, ter bastante paciência, porque é demorado, não vai ser do dia para a noite, mas não pode desistir”, concluiu.

Além dos adolescentes participantes do programa, também foram homenageados 37 profissionais que fazem parte da equipe técnica, 46 Empresas Cidadãs, 42 Empresas Amigas e 84 voluntários.

Uma das empresas reconhecidas no evento foi a blumenauense Cia da Meia, que recebeu os títulos de Empresa Cidadã e Empresa Amiga, pois além de auxiliar o programa, contrata jovens que passaram pelas formações. “Primeiramente, precisamos agradecer a oportunidade que o Programa Novos Caminhos nos deu de vivenciar o nosso propósito, que vai além de gerar empregos, mas de contribuir para uma sociedade sustentável, porque sabemos que cuidando no começo nós vamos ter gente do bem no futuro”, destacou Camila Cristine Cordeiro, gestora de Pessoas da empresa.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; Ricardo Costa, supervisor regional Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc); Constantino de Assis, presidente da Fundação Esag; Silvia de Pieri, gerente executiva SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí; Alex Luiz Mariano, diretor do SENAC; e Rodrigo José Schmidt, supervisor do CIEE.

Sobre o Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC).

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC