Ações da FIESC são destaque entre iniciativas de combate aos efeitos da pandemia

Fundo FERA-SC, CoronaDados, Programa Travessia e outros trabalhos da Federação e suas entidades integram inventário realizado por pesquisadores da Udesc; mapeamento identificou práticas inovadoras voltadas para a redução dos impactos da Covid-19 em SC

Florianópolis, 19.8.2020 – Iniciativas da FIESC e suas entidades fazem parte de um mapeamento que destaca práticas inovadoras no combate aos efeitos do novo coronavírus em Santa Catarina. O inventário “Inovação SC – Covid 2019”, realizado por estudantes e professoras do Mestrado Profissional em Administração da Udesc, identificou 423 ações dos governos municipais e estadual, universidades, associações empresariais e startups voltadas para a redução dos impactos da pandemia no estado.

::: Acesse o inventário “Inovação SC – Covid 2019”

Entre as ações da Federação destacadas no levantamento estão a plataforma CoronaDados, o Programa Travessia e o Fundo FERA-SC. As iniciativas do SENAI para ampliar os ventiladores pulmonares no país, e o portal observatoriofiesc.com.br/contracorona, que reúne uma série de informações para o combate ao novo vírus, a Central de Suporte à Indústria e os Protocolos de Saúde e Segurança elaborados pelo SESI, também integram o levantamento.

O mapeamento que teve como objetivo reunir as principais práticas inovadoras neste contexto de pandemia identificou que a maior parte das ações no estado têm como foco educação, economia e emprego, saúde e bem-estar. Os resultados mostram também como as ações se complementam, a maneira como os diversos setores da sociedade são atingidos e sinalizam uma aceleração da transformação digital.

O inventário foi realizado como atividade da disciplina Gestão da Inovação e coordenado pelas professoras Dannyela Lemos e Micheline Hoffman, da Udesc Esag. Os mestrandos Camila Ferreira, Christiana Lima, Eduarda Montibeller Schuch, Jorge Braun Neto e Leonardo Valente Favaretto se dividiram para pesquisar as ações de diferentes atores (governos, universidades, associações empresariais e startups), ao longo de dois meses.

::: Confira o trabalho que reúne uma planilha com o mapeamento das ações, um infográfico com os principais dados da pesquisa e um vídeo de apresentação

Com informações da Udesc