Florianópolis, 13.10.2025 – O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser dá mais um passo para fortalecer o ecossistema de inovação e apoiar negócios de base tecnológica. A instituição passa a abrigar, em Joinville, a Cyklo – Aceleradora de Projetos e Startups, iniciativa que será integrada ao Habitat de Manufatura Avançada, ampliando a conexão entre indústria, pesquisa e empreendedorismo inovador.
A Cyklo oferecerá mentoria especializada, suporte empresarial, rede de conexões estratégicas e acesso a práticas de inovação que aceleram o crescimento de startups e projetos tecnológicos. A inauguração ocorre nesta quarta, dia 15, às 17h30.
O diretor-regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, lembra que iniciativas como a Cyklo refletem a estratégia do SENAI de transformar inovação em resultados concretos para a indústria. “Ao integrar a aceleradora ao nosso Habitat, ampliamos o alcance das tecnologias desenvolvidas em Santa Catarina e reforçamos a posição do estado como referência em manufatura avançada, automação e empreendedorismo de base tecnológica”, frisa.
O SENAI em Joinville já é referência em tecnologias de ponta voltadas à Indústria 4.0, contribuindo para a qualificação profissional, a pesquisa aplicada e a disseminação de conhecimento para empresas e estudantes. Com laboratórios modernos, softwares de simulação avançada e ambientes de teste de processos industriais, o Habitat consolida Joinville como polo estratégico do setor metalmecânico, promovendo a inovação e a competitividade da indústria catarinense.
Para o coordenador do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, Ismael José Secco, “a chegada da Cyklo fortalece ainda mais esse ecossistema, criando um ponto de encontro entre startups, empresas consolidadas e instituições de ensino. É uma oportunidade de acelerar soluções reais para desafios da indústria”. Também integram o Habitat empresas como ArcelorMittal, Schulz, 4C, Greylogix e Strokmatic.
Cyklo
Há seis anos no mercado, a Cyklo nasceu em parceria com a Ciclo Agritec, empresa especializada em programas de aceleração que já desenvolveu diferentes modelos no Brasil. Segundo o CEO Pompeo Scola, a presença em Joinville conecta a aceleradora a um ecossistema robusto, integrado a universidades, institutos de pesquisa e grandes indústrias.
“O SENAI já fomenta inovação para empresas e startups, mas agora, com essa união, será possível dar mais velocidade, reduzir riscos e transformar boas ideias em negócios sustentáveis”, afirma.
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.