Ação Global realiza 37,3 mil atendimentos em Santa Catarina

Comunidade de Araquari foi beneficiada com mais de 100 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, lazer, cultura e esporte. Evento contou com a presença do ator global Malvino Salvador

Araquari, 30.05.2015 – A Ação Global, evento que promove a cidadania e facilita o acesso a direitos essenciais, realizou 37,3 mil atendimentos no município de Araquari, norte do Estado de Santa Catarina. Cerca de 12,4 mil pessoas foram beneficiadas com os mais de 100 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, lazer, cultura e esporte. O evento, promovido pelo SESI, entidade do Sistema Indústria, em parceria com a Rede Globo, abordou o tema “Qualidade de vida”, com o objetivo de incentivar hábitos mais saudáveis na população, como a prática de atividade física e alimentação equilibrada.

O primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância do evento. “A iniciativa traz resultado muito positivo. É um compromisso que a FIESC tem com a sociedade, oferecendo serviços gratuitamente para uma cidade tão importante e necessitada como Araquari”, afirmou. O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, enfatizou o tema Qualidade de Vida.  “O assunto hoje é prioridade na agenda da Federação, pois é uma nova fronteira para a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade. Trazer isso ao alcance da população em geral é motivo de grande orgulho e satisfação”, disse.

Beneficiados – A assessora comercial Áurea Regina da Silva, de 47 anos, vai aplicar em casa as dicas sobre hábitos saudáveis e armazenamento dos alimentos. “Meu estilo de vida mudou por causa de um câncer que estou enfrentando e a alimentação foi uma delas. Com orientações como essas é possível manter um estilo de vida saudável o tempo todo”, contou Áurea, falando ainda que aprendeu como armazenar saladas do modo correto por até uma semana.

Na área de saúde, os visitantes receberam orientação nutricional, fizeram exames preventivos, teste de glicemia e colesterol. A população também pode aferir a pressão arterial, fazer avaliação física e receber dicas sobre ergonomia. A dona de casa Roseli da Silva Corrêa, de 48 anos, fez um teste de acuidade visual pela primeira vez. “Ações como essa facilitam o acesso a serviços básicos de cuidado com a saúde e nos incentivam a buscar mais qualidade de vida”, avaliou. Maria Helena Vieira, de 26 anos, levou a filha Thalia, de 5 anos, ao dentista. “Não basta ensinar a escovar os dentes todos os dias. Também é necessário ir ao dentista regularmente”, enfatiza Maria Helena sobre os cuidados com a saúde bucal da filha.

Também foram colocados à disposição serviços como cadastro e inscrição da carteira de identidade, de trabalho e CPF. A paranaense Noeli de Souza, de 34 anos, aproveitou a oportunidade para fazer sua carteira de identidade. “Um evento como esse nos possibilita exercer a cidadania e é um benefício para a população. E por ser num sábado, facilita ainda mais”, disse.

O SESI/SC ofereceu atendimento por meio das unidades móveis de odontologia, médica, educação digital e serviços de promoção da saúde. A programação contou também com aulas do Cozinha Brasil, que orientam o preparo de refeições de baixo custo, com aproveitamento integral dos ingredientes. Para as crianças estiveram disponíveis brinquedos infláveis, pintura facial e diversas atividades recreativas.

O mutirão de serviços foi realizado simultaneamente em 26 cidades do País e no Distrito Federal. Em Santa Catarina contou com o apoio de 61 parceiros, além da Prefeitura Municipal de Araquari e do trabalho de 500 voluntários.

Assessoria de Imprensa - FIESC
mirianemc@fiesc.com.br