Ação da FIESC na pandemia é reconhecida pelo Prêmio da ADVB

Iniciativas da Federação das Indústrias foram baseadas em salvar vidas e retomada segura de atividades econômicas

Florianópolis, 27.11.2020 – A atuação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para no enfrentamento da pandemia da Covid-19 recebeu, na noite desta quinta-feira, 26, reconhecimento do Prêmio Empresa Cidadã 2020, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no estado (ADVB/SC) e considerado a principal homenagem catarinense na área da cidadania empresarial. As ações da FIESC ao longo de 2020 têm sido pautadas em salvar vidas e em buscar alternativas para a retomada segura das atividades econômicas.

“Nos preocupamos em primeiro lugar com a preservação da saúde e da vida, mas também com a economia e a renda dos catarinenses”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “O enfrentamento da pandemia exigiu e vai continuar exigindo a união de esforços da sociedade. Só assim, teremos condições de superar os desafios que a doença nos impõe. O setor empresarial, em especial, a indústria, mais uma vez, se mostra resiliente e aprendeu com as crises e outras tragédias do passado”, enfatiza. Aguiar lembra que, superados os primeiros meses da pandemia, a confiança do industrial catarinense já tinha se recuperado aos níveis de janeiro. Hoje três em cada quatro indústrias catarinenses têm a intenção de investir nos próximos meses.

Exemplo do empenho da FIESC pode ser visto na mesma quinta-feira, quando  o presidente da entidade participou da reunião do grupo de trabalho composto por representantes dos poderes Executivo e legislativo de Santa Catarina, Ministério Público e representantes de federações empresariais. Coordenado pelo secretário da Fazenda Paulo Eli, o grupo apresenta sugestões para o governo do estado sobre ações na pandemia. Na reunião de quinta-feira, foi aceita proposta e acatada a manutenção das atividades econômicas, sem redução de efetivos de trabalhadores. A proposição se tornou viável com a implementação de protocolos de segurança nas atividades produtivas. “Todos esses protocolos foram feitos pela FIESC”, destaca Aguiar.

Case da FIESC (veja o vídeo acima)

A partir de março, quando o novo coronavírus começou a apresentar os primeiros infectados em Santa Catarina e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que se tratava de uma pandemia, a FIESC e suas entidades (SESI, SENAI, IEL e CIESC) vêm realizando uma série de atividades de enfrentamento da doença e de seus impactos na economia. O programa Travessia propõe a reinvenção da indústria e da economia. O Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC) mobilizou R$ 2,5 milhões arrecadados, destinados a apoiar serviços de saúde e projetos industriais.

O Protocolo Corona auxilia as indústrias a adaptarem a produção à nova situação. Dentro do Protocolo Corona, foi desenvolvido o Coronadados, um aplicativo que monitora os sintomas em trabalhadores, atendendo atualmente 34 mil pessoas.
A entidade também coordenou ações para aumentar a oferta de ventiladores pulmonares para UTIs brasileiras, em duas frentes. Uma delas apoiou técnica e institucionalmente indústrias nacionais interessadas em ampliar ou iniciar a produção de equipamentos, tendo sido configuradas seis iniciativas (novos fabricantes ou aumento de capacidade produtiva). A outra frente resultou no conserto de 65 aparelhos que estavam estragados em hospitais de Santa Catarina.

Outra ação foi a articulação e apoio à produção de equipamentos de proteção individual (face shields, máscaras, aventais, álcool gel), gerando novos produtos hoje consolidados no mercado.

A campanha Prefira de SC buscou valorizar o produto catarinense e a geração de empregos no estado. A FIESC também negociou ativamente com órgãos do poder público a retomada segura de atividades, oferecendo a elaboração de protocolos de segurança para cada segmento industrial.

Diretor Institucional e Jurídico, Carlos José Kurtz (c), recebeu a premiação