Abertas as inscrições para micro, pequenas e médias empresas que buscam apoio para produtividade

Com orçamento de R$ 2 bilhões, plataforma prevê atendimento a mais de 90 mil empresas

Florianópolis, 05.02.2024 - Micro, pequenas e médias empresas industriais que desejam ampliar sua produtividade e competitividade já podem se inscrever na nova plataforma do Brasil Mais Produtivo. Neste ano, o programa inicia nova fase com foco na transformação tecnológica das empresas. Serão destinados à iniciativa mais de R$ 2 bilhões dos R$ 300 bilhões previstos para a Nova Indústria Brasil.

Como funciona

A inscrição no site é a porta de entrada no programa, que oferece um ciclo completo de conhecimento, com acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas. A partir daí, as empresas participantes podem entrar em uma jornada rumo à transformação digital, seguindo uma trilha de aperfeiçoamento definida a partir das necessidades diagnosticadas no início do processo.

A expectativa é engajar até 200 mil empresas pela plataforma e atender direta e presencialmente mais de 93 mil até 2027.

Destas, 30 mil empresas irão obter atendimento integrado com consultorias e educação em manufatura enxuta ou eficiência energética. Soluções de transformação digital serão implementadas em 8,4 mil micro, pequenas e médias indústrias.

A nova fase do programa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em uma parceria inédita entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Com informações da CNI.