Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

5G amplia potencial de desenvolvimento industrial

Conforme o CEO da Unifique, de Timbó, metade do faturamento que a tecnologia trará será no âmbito de redes privadas, contratadas para um domínio - industrial, por exemplo - para conexão de robôs, sensores, monitores, internet das coisas, especialistas remotos, processos integrados, redes integradas, inteligência artificial, interação humano-robô em tempo real, robótica móvel, entre outros; é uma tecnologia de comunicação de alta confiabilidade, excelente desempenho e que vai viabilizar toda essa evolução na indústria

Florianópolis, 24.02.2023 – O 5G amplia as possibilidades de desenvolvimento industrial, pela sua capacidade de conectar máquinas e equipamentos, avaliou Fabiano Busnardo, fundador e CEO da Unifique, provedora de internet sediada e Timbó e com atuação em todo o Sul do Brasil. “O 5G tem o potencial de elevar o Produto Interno Bruto, na ordem de 0,5% a 2%”, disse o empresário durante a reunião da diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta (24). “Metade do faturamento que a tecnologia trará será no âmbito de redes privadas, contratadas para um domínio - industrial, por exemplo - para conexão de robôs, sensores, monitores, internet das coisas, especialistas remotos, processos integrados, redes integradas, inteligência artificial, interação humano-robô em tempo real, robótica móvel, entre outros. É uma tecnologia de comunicação de alta confiabilidade, excelente desempenho e que vai viabilizar toda essa evolução na indústria”, afirmou. 

“O 5G tem a grande potencialidade de conectar coisas, máquinas, equipamentos”, disse. “Num futuro não distante, cada pessoa terá no mínimo uma centena de dispositivos conectados nesta rede”, acrescentou, ao citar que o 4G tem capacidade para conectar 4 mil dispositivos por ERG (uma antena de irradiação, o que corresponde a aproximadamente a um km quadrado), enquanto no 5G essa capacidade pode chegar a 1 milhão de dispositivos. Busnardo listou possibilidades de aplicações em áreas como smart cities, indústria, logística, agronegócio e redes privadas. “A tecnologia pode parecer cara, mas oferece altíssima confiabilidade e, ao ganhar escala, terá seus custos reduzidos”, destacou.

A Unifique possui uma rede de 33 mil km de rede nos três estados do Sul. A empresa abriu seu capital em meados de 2021, tendo então 966 empregados. Atualmente, a empresa gera em torno de 2,5 mil empregos diretos.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância dos avanços que a tecnologia 5G pode trazer ao setor industrial.

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn