Florianópolis, 24.6.2020 – 30 empresas de Santa Catarina participam de 22 a 26 de junho de rodadas internacionais de negócios com compradores dos segmentos de alimento e bebidas de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes e Canadá. O estado é o quarto maior do país em número de participantes. O encontro, que pela primeira vez é feito de forma virtual, é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex-Brasil e conta com o apoio da Federação das Indústrias (FIESC).
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, observa que a entidade teve uma participação importante como articuladora de empresas para as rodadas. “Em Santa Catarina, temos um setor de alimentos e bebidas reconhecido no mercado internacional e que pode ampliar a sua atuação. Há muito espaço para crescer nesse segmento. E vamos continuar incentivando ações como essa porque a internacionalização é um dos pilares da nossa gestão”, afirma.
As instituições brasileiras que atuam na organização do evento fazem parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O Sebrae, a CNI e a Apex-Brasil são responsáveis por conduzir as ações voltadas às empresas do setor de alimentos e bebidas. Independentemente do porte, todos os segmentos terão uma grande oportunidade de expandir suas atividades e buscar novos negócios fora do país.
As micro, pequenas e médias empresas têm um papel muito importante nas exportações brasileiras de forma diversificada. Juntas representam 70% do número de empresas exportadoras, segundo estudo do Sebrae de 2019, principalmente do setor da indústria. De acordo com o Sebrae, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são micro e pequenas. Elas foram responsáveis por vendas externas no montante de US$ 1,2 bilhões em 2018.
O encontro, chamado de Business Connection Brazil: food & beverage, é um dos desdobramentos da Connectamericas.com, plataforma de negócios gratuita criada pelo BID para apoiar mais de 300 mil empresários cadastrados na realização de mais e melhores negociações internacionais.
A ConnectAmericas realiza anualmente várias rodadas de forma presencial, mas em função da pandemia estão fazendo tudo de forma virtual em 2020. A plataforma foi criada pelo BID para fomentar o comércio exterior e investimentos internacionais nos países da América Latina e Caribe.