Sábado (30): Dia da Família na Escola; confira a programação na Escola S

Atividades incluem oficinas de integração entre pais e filhos, quizzes e apresentações culturais; na Grande Florianópolis, representantes das entidades parceiras visitam a Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek a partir das 9h30

Florianópolis, 29.4.2022 – Escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT) de todo o estado promovem neste sábado (30) o Dia da Família na Escola. Na Grande Florianópolis, representantes das entidades parceiras do evento visitam a Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek (Rua Jacob Sens, Areias, São José) a partir das 9h30.

📅 Confira a programação das atividades previstas nas unidades da Escola S de todo o estado (exceto Porto União, que já realizou a ação no dia 9, junto com o município).

Na escola que será visitada em São José, SESI e SENAI realizam oficina profissionalizante em elétrica básica, oficina de robótica e de busca de oportunidades de trabalho e qualificação. Um aulão preparatório para o ENEM marca a abertura das atividades do sábado nas unidades da Escola S da Grande Florianópolis. A atividade conduzida por docentes do SESI e do SENAI se inicia às 9 horas com oficinas nas unidades da Capital (na SC-401, bairro Saco Grande), em São José e Tijucas.

⚠️ Fique atento às comunicações da escola do seu filho.

O Dia da Família na Escola virou lei em 2016 a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa das federações empresariais, SED e Undime. “Na rede Escola S, do SESI e do SENAI, essa já é uma realidade bem consolidada, com a presença constante e efetiva da família no ambiente escolar. Incentivamos que a família se envolva nessa etapa de formação das crianças e jovens, pois isso tem impacto no desempenho dos alunos”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.

“Depois de dois anos, o Movimento SC pela Educação volta a realizar esse evento de forma presencial . É um dia que valoriza e fortalece os laços entre a escola e a família, dando sustentação para que nossos estudantes estejam estimulados a estar na escola e a procurar o melhor caminho profissional em suas vidas. Que toda a comunidade escolar possa aproveitar esse dia para reforçar esses laços, tornando o processo de ensino e aprendizagem ainda mais completo, num esforço comum entre escolas, comunidade e famílias”, comenta o secretário interino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

Para o presidente da Fecomércio/SC em exercício, Luiz Carlos Bohn, a parceria entre escola e família reflete em uma educação transformadora. “Buscamos sempre manter o vínculo afetivo, o diálogo e uma relação de proximidade, respeito e confiança com os pais e responsáveis. Estamos unidos em torno do ensinar e aprender, e juntos constituímos os pilares que sustentam o processo de formação integral dos nossos alunos, da educação infantil à pós-graduação”, reforça Bohn.

“A escola é o lugar mais importante para a formação do cidadão, depois do seio familiar. E, ao falar isso, me recordo da primeira vez que eu frequentei: aquela que tinha uma única professora para cinco turmas. A escola prepara o adulto de amanhã, aquele que é capaz de provocar as grandes transformações no mundo, começando ao seu redor. Valorizar o ensino é também valorizar a vida”, defende o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a presença da família na escola, tanto no meio rural quanto no urbano, é essencial. “Não basta matricular os filhos em uma escola e apenas criar expectativas sobre seu desempenho. É fundamental adotar atitudes proativas na educação deles, ou seja, acompanhá-los nas tarefas de casa, comparecer em reuniões da turma e em eventos da escola, por exemplo. O Dia da Família na Escola reforça a importância dos familiares e educadores cooperarem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, diz.

"Neste ano de retorno 100% presencial das aulas em Santa Catarina, após um longo período de grandes desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Dia da Família na Escola é um momento ímpar de reintegração entre professores, alunos, pais e gestores. Além de trazer uma abordagem oportuna sobre educação e empatia, o evento incentiva a comunidade a estar mais próxima de ações que fortalecem o trabalho desenvolvido pela escola, espaço de aprendizagem e de interação social insubstituível na vida dos estudantes”, frisa Patrícia Lueders, presidente da Undime/SC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC