Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

2º TEXDAY: workshop de inovação para a Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados

Data
Horário
14h00
Local do Evento
SENAI Blumenau
Endereço do local
Auditório do Centro Universitário SENAI Blumenau Rua São Paulo, 1147 Victor Konder Blumenau, SC
E-mail para contato

14:00h | Abertura

Giuliano Donini | Presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados


 

14:10h | Linhas de pesquisa para inovação e fontes de fomento 

Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Têxtil, Vestuário e Design


 

Escolha a linha de pesquisa de seu interesse: 

 
1- FUNCIONALIZAÇÃO DE TECIDOS COM NANOTECNOLOGIA - AROMA QUE PERSONALIZA A MARCA E FIDELIZA O CLIENTE
Utilizando técnicas de nano encapsulamento de aromas por micro emulsão, a funcionalização do produto têxtil permite a liberação do aroma formulado para a marca, quando o consumidor entra em contato com o produto na loja. Este efeito personaliza a marca e fideliza o cliente, sendo uma vantagem competitiva de posicionamento da marca no mercado.
 
2- PRODUÇÃO DE BIOFLOCULANTES A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL - APLICAÇÃO EM ESCALA PILOTO EM AMBIENTE INDUSTRIAL
Tecnologia desenvolvida em parceria com a UFSC, na área de economia circular, onde foi utilizado o rejeito sólido, gerado no tratamento biológico, lodo da ETE, contendo a biomassa formada pelo crescimento das bactérias do lodo ativado utilizado no tratamento biológico e através de um processo de hidrólise foi convertido em biofloculante biodegradável. Nesta reação também foi incorporada as cinzas da combustão da madeira, fonte de energia térmica muito utilizada pelas indústrias têxteis.
 
3- RECUPERAÇÃO DE CORANTES DO BANHO DE TINGIMENTO TÊXTIL
O corante índigo blue remanescente do processo de tingimento e lavação de jeans, pode ser separado e recuperado por tecnologia desenvolvida pelo SENAI, utilizando membranas de ultrafiltração. O permeado, água purificada, pode voltar ao processo e o concentrado, que contém o corante, pode ser reaproveitado.
 
4- APERFEIÇOAMENTO MICROBIOLÓGICO DO TRATAMENTO E EFLUENTES TÊXTIL
Esta tecnologia foi desenvolvida e aprimorada por pesquisas realizadas na UFSC e empresas parceiras e foi validada em escala de processo em uma grande empresa têxtil de Blumenau. A base da tecnologia é a identificação de cepas de microrganismo que são especialistas em degradar os corantes têxteis e adaptar as condições para gerar o crescimento preferencial das mesmas.
 
5- PROCESSO BIOTECNOLÓGICOS TÊXTEIS - USO DE ENZIMAS EM PROCESSOS E PRODUTOS TÊXTEIS
Esta tecnologia emprega um pool de enzimas (enzimas associadas) para realizar o processo de purga e alvejamento no mesmo banho. Os resultados do beneficiamento por esta nova rota atendem aos padrões de qualidade exigidos pela indústria têxtil e gera uma grande economia de água e energia, considerando que os processos enzimáticos são realizados a temperaturas muito menores que a purga e o alvejamento.
 
6- CIRCULARIDADE – REUSO DE RESÍDUOS TÊXTEIS PARA OBTENÇÃO DE NOVOS PRODUTOS
Projeto de visa o reaproveitamento de resíduos de confecção que são gerados durante o processo de fabricação, principalmente com fibras sintéticas.
 
16:00h | Encerramento

 
2º TEXDAY: workshop de inovação para a Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn