Rio do Sul, 10.08.2026 - O SESI +Saúde de Rio do Sul realizou, na semana passada, a primeira vacinação domiciliar. Odete Chaves Cabral, com 100 anos de idade, recebeu a vacina Pneumo 20 no conforto de seu lar, no bairro Budag, em Rio do Sul.
Dona Odete é aposentada e trabalhou por mais de duas décadas como professora, alfabetizando filhos de agricultores.
“É uma senhora bem lúcida e orientada, gosta de ler a Bíblia e nos recebeu com muita alegria”, disse Marcela Nardi Trevor, supervisora de Saúde Assistencial do SESI.
O objetivo da vacinação domiciliar é oferecer praticidade e conforto, com segurança e qualidade assistencial. O atendimento é realizado pela equipe de enfermagem, seguindo os protocolos técnicos desde o agendamento, avaliação da carteira de vacinação e anamnese, até a confirmação da indicação vacinal.
Durante o transporte, os imunizantes são acondicionados em uma caixa térmica, com controle e monitoramento contínuo da temperatura, o que garante a conservação e a eficácia. Ao chegar nas residências, os profissionais fazem a higienização das mãos, utilizam EPIs, organizam o ambiente, conferem as informações do paciente e da vacina, ou seja, seguem todas as etapas necessárias para uma aplicação segura. Depois, são dadas orientações sobre possíveis reações e cuidados pós-vacinação. Todas as informações são registradas nos sistemas oficiais e também há acompanhamento nas 48 horas seguintes.
“Esta iniciativa representa um avanço na assistência do SESI e reúne segurança, rastreabilidade, qualidade técnica e atendimento humanizado, principalmente porque a vacinação chega a quem tem dificuldade de locomoção”, explicou Felipe Afonso Laber, coordenador de Saúde do SESI Alto Vale.
Para saber mais sobre a vacinação domiciliar entre em contato pelo WhatsApp (47) 3531-2216.
Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale.