O assunto foi incluído na programação da Semana da Indústria, no Alto Vale.

Taió, 26.05.2026 – A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), entra em vigor nesta terça-feira, 26. Entre as principais mudanças, está a inclusão dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho.

O tema foi apresentado pela supervisora de Saúde e Segurança do Trabalho, Dyovana Liz, e pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcus Melo, ambos do SESI +Saúde, durante evento na noite de ontem, no município de Taió.

Eles iniciaram com dados e contextos sobre afastamentos do trabalho relacionados a doenças psicossociais, além da responsabilidade das empresas e gestores na identificação, avaliação e controle desses riscos. Também reforçaram a necessidade de capacitação das equipes e da adoção de metodologias científicas para a realização das avaliações exigidas.

Os fatores de risco psicossociais envolvem aspectos como organização do trabalho, relações interpessoais e condições que podem impactar a saúde mental dos trabalhadores. Nem todos estão diretamente ligados à atividade profissional, mas passam a exigir atenção das empresas, que devem estruturar estratégias de prevenção e monitoramento por meio de indicadores.

Outro ponto abordado foi a relação desses riscos com outras normas regulamentadoras e os impactos da nova NR-1 dentro das organizações, tanto do ponto de vista jurídico quanto técnico. A atualização também amplia o olhar sobre a promoção da saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores.

Para apoiar a implementação, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou um guia com orientações práticas sobre a norma, disponível em: Guia oficial da NR-1 (MTE).

A analista de Recursos Humanos da Fakini Malhas, de Taió, Chaiana Fantin, destacou a importância da preparação das empresas diante das mudanças. 

“Como é um tema que está muito em alta, as empresas precisam entender como vai funcionar, já que o governo vai começar a fiscalizar. Nós fizemos o laudo e buscamos informações para aplicar com a liderança e proporcionar um ambiente agradável para os funcionários.”

A abordagem da NR-1 integra a programação da Semana da Indústria, realizada de 25 a 30 de maio, com uma agenda que inclui palestras, reuniões e o Feirão do Emprego. A iniciativa é da FIESC Alto Vale, por meio do SESI, SENAI, IEL e sindicatos patronais das indústrias.

Neste ano, a proposta é descentralizar as ações para diferentes municípios do Alto Vale e ampliar o relacionamento com as indústrias locais. A microrregião de Taió, formada pelos municípios de Taió, Pouso Redondo, Salete, Rio do Campo, Mirim Doce e Santa Terezinha, engloba 621 indústrias e 8,2 mil trabalhadores. Os três setores mais presentes são: têxtil, construção civil, madeira e móveis.

Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale. 

Notícias relacionadas