Rio do Sul, 12.01.2025 - A "Bike de Suco" pode ser usada dentro da programação de eventos - Sipat, feiras, campanhas, etc - como uma nova forma de promover saúde e engajamento de maneira divertida. Isso porque um liquidificador fica acoplado à parte frontal da bicicleta e, quando o trabalhador pedala, aciona o mecanismo que prepara o suco de frutas. Outra opção é adaptar uma roleta para sorteio de brindes ou realização de desafios.
Conforme explicou a nutricionista do SESI, Gabriela Aparecida Maçaneiro, o suco pode ser consumido em diferentes situações, como nos casos de dificuldade para comer frutas ou para substituir refrigerantes.
“Os benefícios dependem da estratégia e do objetivo. Mas, no geral, é saudável e uma boa opção para refrescar nos dias mais quentes. Além disso, os sucos são fontes naturais de energia”, explicou Gabriela.
Ela lembrou que ingerir a fruta é sempre a melhor opção por causa das fibras e da maior saciedade que proporciona, mas ressaltou que, na nutrição, nada é engessado.
“Nós trabalhamos com alternativas. Por exemplo, se a pessoa tem dificuldade em consumir a fruta por qualquer motivo, o suco pode ser uma forma de incentivar e adaptar o paladar”, destacou.
A Folini Têxtil, de Laurentino, foi uma das primeiras empresas a solicitar o uso da Bike de Suco.
“Nosso propósito é provocar reflexões entre os colaboradores fazendo uma conexão entre alimentação saudável e exercício físico. Já temos algumas parcerias bacanas com o SESI, como ginástica laboral e pilates, então decidimos trazer a bike para que as pessoas percebam que uma vida saudável faz muita diferença”, comentou Sérgio Zeferino, consultor em Gestão com Pessoas da Folini.
Depois da experiência com a bicicleta, que serviu como sensibilização, os colaboradores participaram de um piquenique em família, em meio à natureza, cujo objetivo foi valorizar práticas de vida mais saudáveis. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e contou com apoio do SESI +Saúde, JK Bike e Viacredi Alto Vale.
Para outras informações sobre a Bike de Suco entre em contato pelo telefone (47) 3531-2253.
Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale do Itajaí
