FIESC e ABRH-SC abordam educação e competitividade em Caçador

Workshop foi realizado no SESI e reuniu cerca de 40 profissionais do setor de recursos humanos da região

Caçador, 9.4.2015 - Cerca de 40 profissionais de recursos humanos de empresas da região participaram nesta quinta-feira (09), no SESI em Caçador do workshop EducaRH. O evento foi promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento A Indústria pela Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC).

Esse foi o terceiro encontro de um cronograma que prevê ao todo 16 workshops pelo Estado. O objetivo principal do evento é suprir a demanda por profissionais qualificados, além de coletar informações sobre critérios, necessidades e prioridades de ação do setor considerando a realidade local. O evento debateu “Educação e Competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades”, abordado pelo consultor da FIESC, Elizeu Francisco Calsing.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, prefeito de Caçador Gilberto Comazzetto, prefeito de Videira, Wilmar Carelli, presidente da Associação Empresarial de Caçador, Henrique Basso, presidente da Associação Industrial de Videira, Gelmir Antonio Barh, além do reitor da UNIARP, Adelcio Machado dos Santos.

O vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, destacou a importância da discussão e do envolvimento das empresas no Movimento A Indústria pela Educação. “Precisamos qualificar o colaborador da nossa indústria, que será a maior prejudicada se não apoiar esta iniciativa. A FIESC, por meio desse Movimento, está investindo na oferta de serviços educacionais. Temos que evidenciar que é fundamental a indústria incentivar a educação continuada do seu trabalhador”, destacou.

No encontro, o diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, Antônio José Carradore, ressaltou que o Movimento visa mobilizar, articular e influenciar a indústria, o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. “Entre os desafios está a busca pela escolarização básica completa dos trabalhadores até 2024, tendo uma educação profissional e tecnológica compatível com a sua função”, comenta, Carradore, que lembrou ainda que apenas nos últimos três anos a FIESC, por meio do SESI, SENAI e IEL, capacitou mais de 870 mil pessoas.

No final do evento, os profissionais participaram de dinâmica para arrecadar respostas para três questionamentos vivenciados no cotidiano. Para a colaboradora da empresa Sincol de Caçador, Raqueli Moraes, o evento foi muito valioso ao apresentar várias informações sobre a situação educacional dos colaboradores das indústrias do Estado. “Conseguimos ter acesso a muitas informações que vamos agora aplicar na empresa e envolver os colaboradores. Sem dúvida este é um evento que vem a somar aos esforços da empresa em melhorar cada vez mais a educação dos colaboradores”, salienta.

Revista

O diretor do SESI da Regional Meio-Oeste Daniel Tenconi, representando o comitê local do Movimento A Indústria pela Educação, realizou a entrega oficial da segunda edição da revista Educação: boas práticas na Indústria Catarinense. Uma das práticas que constam na publicação da FIESC é o programa de educação da empresa Sincol: EducaSin. O gerente de recursos humanos da Sincol, Sérgio Geraldo de Lima, fez um breve relato da prática reconhecida no Prêmio FIESC A Indústria pela Educação 2014, na categoria elevação da escolaridade básica do trabalhador.

Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiescnet.com.br