Um sistema que é uma Brastemp

Em apenas seis meses foi desenvolvida plataforma digital capaz de integrar e monitorar a cadeia logística da Whirlpool, além de melhorar a experiência dos consumidores.

Plataforma integra os sistemas das transportadoras e dá acesso em tempo real a todas as ocorrências em campo - Foto: Shutterstock

A Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos das marcas Brastemp e Consul, distribui mais de 200 mil produtos todos os meses no Brasil por meio de uma rede de transportadoras terceirizadas. Para criar uma plataforma digital que tornasse mais eficiente e transparente o processo, a empresa recorreu a uma chamada de Empreendedorismo Industrial que mobilizou pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e foi executada pela startup Equilibrium, especializada em logística.

O projeto se enquadrou no programa Plataforma Inovação para a Indústria, que financia o desenvolvimento de inovações com recursos do SENAI e contrapartida da interessada – para o lançamento de uma chamada é preciso haver uma empresa âncora com um desafio tecnológico, uma startup e um Instituto SENAI de Inovação. A equipe interdisciplinar criou, em apenas seis meses, uma plataforma digital para integrar e monitorar a cadeia logística da Whirlpool e melhorar a experiência dos consumidores.

O problema da empresa era que as entregas e devoluções de mercadorias são realizadas por dezenas de transportadoras diferentes, cada uma com seu próprio sistema de monitoramento. “O desafio era integrar todos eles de modo a ter informação centralizada e ao alcance dos nossos clientes”, afirma Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool América Latina.

A Equilibrium criou um hub de informações integrado aos sistemas das transportadoras que dá acesso para a Whirlpool a todos os pedidos em campo. Dessa forma, a empresa pôde analisar em detalhes todas as ocorrências, enquanto os clientes passaram a ter acesso a informações como o horário de entrega. Já o time de cientistas de dados do ISI-SE aprofundou a transformação digital do processo, criando indicadores e ajudando a fazer previsões.

Um exemplo: a empresa recebe milhares de comentários de clientes sobre as entregas. Foram criados algoritmos que obtêm informações por meio de processamento de linguagem natural, subárea da inteligência artificial capaz de interpretar a linguagem humana por meio da escrita ou da fala. Analisando o teor das mensagens, é possível inferir se os consumidores estão satisfeitos ou não, o tipo de queixa que estão fazendo e avaliar o risco de devolução do produto.

Também foram criados um sistema de avaliação das transportadoras, um recurso para prever custos de frete com base em histórico de cotações e um indicador que prevê o volume de cargas nos centros de distribuição. “O uso de ciência de dados e Inteligência Artificial gerou ganhos de automatismo no processamento de diversas bases de dados, assertividade nos resultados e informações em tempo real”, diz Luciano Campos, responsável técnico pelo projeto no ISI.

De acordo com André Macan, gerente da startup Equilibrium, as primeiras reuniões com pesquisadores do ISI foram as mais difíceis. “De um lado estávamos nós, com grande experiência em logística, mas que não sabemos muita coisa de programação, e do outro estavam cientistas de dados que podem fazer a mágica acontecer, mas primeiro precisam compreender a natureza dos problemas”, afirma. No primeiro mês foi criado um “dicionário” capaz de descrever cada uma das necessidades da Whirlpool. A partir daí as soluções surgiram e o projeto foi concluído no prazo, a tempo de a plataforma ser inaugurada na Black Friday de 2021.

Case no detalhe

• Parcerias

• ISI Sistemas Embarcados
    • Whirpool e Equilibrium (startup)