Conheça os vencedores do Prêmio FIESC de Jornalismo 2023

A solenidade de entrega foi realizada na noite desta terça-feira, dia 21, em Florianópolis. Conquistaram o 1° lugar: na categoria Áudio, a rádio CBN Floripa; na categoria Texto, a Revista Fapesc; e na categoria Vídeo, a NSC TV, de Joinville

📸 Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica no Flikcr da FIESC

Florianópolis, 21.11.2023 - A Federação das Indústrias (FIESC) entregou o Prêmio FIESC de Jornalismo 2023, na noite desta terça-feira, dia 21. Foram reconhecidos nove trabalhos – sendo três em cada categoria (Áudio, Texto e Vídeo) – e a premiação em dinheiro totaliza R$ 117 mil. A solenidade foi realizada na sede da FIESC, em Florianópolis, e contou com a presença de profissionais de imprensa e de lideranças industriais. Confira abaixo a lista dos vencedores.

Em seu discurso, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que é uma justa homenagem. "E isso é motivo de muita satisfação, tendo em vista a relevância da atuação do setor no desenvolvimento da sociedade, que todos certamente aqui conhecem melhor do que ninguém. A indústria catarinense tem gerado boas notícias. As quase cem reportagens inscritas no Prêmio FIESC em 2023 comprovam isso”, disse.

Aguiar enalteceu a ampla cobertura que a imprensa tem dado a temas estratégicos para o estado. "A expressiva cobertura dada ao lançamento de nossa Agenda da Água é um exemplo disso. O documento da FIESC mostrou os riscos da falta, os impactos do excesso e as consequências dos baixos níveis de saneamento – incompatíveis com nossa pujante economia. A repercussão da pauta junto à população, certamente, é fundamental para que sejam implantadas as políticas necessárias para mudar essa realidade, que penaliza nossa gente”, declarou.

“Estamos há mais de 30 anos nessa parceria. E, para nós, é um orgulho estar aqui entregando esse prêmio para os vencedores. Fazer jornalismo é uma vitória em momentos tão turbulentos como os que estamos passando”, disse o diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Júlio Franco, que, na cerimônia, representou a presidente da entidade, Déborah Almada.

A comissão julgadora foi composta por: Andrea Leonora, Adriana Baldissarelli, Arnaldo Zimmermann, Bruno Cruz, Cristina De Marco, Edgar Gonçalves Junior, Hélio Ademar Schuch, Julia Pitthan, Júlio Franco, Luiz Fusinatto, Marco Aurélio Gomes, Marcos Bedin, Regina Zandomênico, Rita de Cássia Lombardi e Sílvio Melatti.

O Prêmio é realizado pela FIESC e pela ACI e tem a correalização de SESI e de SENAI e o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI-SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC), do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) e do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (SERT-SC).

Categoria Áudio:

1° lugar:
Cristian Delosantos e Gilberto Pereira
Rádio CBN Floripa, Florianópolis
Reportagem: “O risco de apagão na mão de obra qualificada dos jovens catarinenses”

2° lugar: Juciele Baldissarelli
Rádio Caçanjurê - RBV Rádios, de Caçador
Reportagem: “Caçador: O pequeno município que enfrenta grandes desafios, mas conquista o mundo com suas exportações”

3° lugar: Marcos Meller
Rádio Peperi, de São Miguel do Oeste
Reportagem: “Made in SC - A indústria que vai longe”

Categoria Texto: