Contribuição Sindical

 

O que é um sindicato empresarial?

O sindicato empresarial existe para unir pessoas que acreditam na indústria e na sua importância para o país. Sua função é reunir, ouvir, mobilizar e liderar os empresários do setor na defesa de propostas que melhorem o ambiente de negócios do País. Para dar mais força à voz das indústrias, o sindicato conta com a parceria da federação das indústrias do seu estado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de associações setoriais de âmbito nacional.

E a atuação do sindicato vai além: ele também oferece às indústrias uma série de serviços para aumentar sua competitividade. Isso é possível porque o sindicato integra o Sistema Indústria, formado também pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além das federações e da CNI.

5 Razões para Fazer Parte do seu Sindicato Empresarial

01

O sindicato representa o setor perante o governo;

Ele identifica as dificuldades enfrentadas pelos empresários, elabora propostas para melhorar o ambiente de negócios e lidera a ação política junto ao Poder Público para aprovação dessas propostas, em conjunto com a federação estadual, a CNI e as associações setoriais.

Exemplo: A extensão de prazo do Documento de Origem Florestal (DOF), conquistada pelo SINDIMADEIRAS/RR, eliminou problema que afetava o setor madeireiro de Roraima e comprometia a competitividade da indústria local. A mudança elimina as constantes solicitações de renovação de documentos pelos produtores, acaba com a apreensão de cargas, melhora o relacionamento com os clientes e contribui para a manutenção da imagem positiva do setor no estado de Roraima.

02

O sindicato lidera as negociações coletivas;

É o sindicato empresarial que negocia com o sindicato de trabalhadores a convenção coletiva de trabalho. Com base em dados do setor e na percepção dos empresários, ele busca assegurar o equilíbrio nas relações de trabalho.

A estratégia do Simplast/AM para negociar as convenções coletivas do setor envolveu a criação de uma Comissão de Especialistas e de um Comitê de Negociação, formado por representantes de indústrias associadas. Desde a criação dessa governança, o Simplast/AM conseguiu estabelecer um relacionamento positivo com o sindicato laboral. Como resultado, as propostas apresentadas pelo sindicato laboral passaram ser mais aderentes à realidade das indústrias, contribuindo para o equilíbrio nas relações de trabalho.

03

O sindicato é fonte de informação de primeira;

Ele acompanha o desempenho do setor e fornece às indústrias estudos e indicadores essenciais para a tomada de decisões. Também envia periodicamente boletins informativos com novidades sobre temas que interessam ao setor.

O Diagnóstico Socioeconômico da Indústria de Cerâmica Vermelha do Estado do Ceará, elaborado pelo Sindcerâmica/CE em parceria com o Banco do Nordeste e o IEL, envolveu 412 indústrias ceramistas. O documento aborda aspectos como: perfil das empresas, processos produtivos e tecnologia, mercado, gestão, descrição da cadeia produtiva e de seus agentes institucionais. Em suas conclusões, o estudo alerta para a importância da atuação articulada entre as indústrias ceramistas para promoção da competitividade sistêmica do setor no Estado do Ceará.

04

O sindicato oferece serviços para tornar sua indústria mais competitiva;

Seja diretamente ou em conjunto com parceiros como o SESI, o SENAI, o IEL e o SEBRAE, o sindicato oferece às indústrias uma grande variedade de serviços. São soluções personalizadas, elaboradas por quem realmente conhece os desafios do setor, e vão desde de capacitação e rodadas de negócios, a gestão de resíduos e apoio à internacionalização.

Por meio da iniciativa “Licitações – Abrindo o Mercado para Empresas do Distrito Federal”, o SINDIVESTE/DF incentiva e prepara as empresas para a participação em licitações públicas. O serviço contribui para a melhoria da qualidade dos produtos, amplia as atividades das empresas e gera mais receitas para as indústrias do setor.

05

O sindicato promove a integração e a troca de experiências entre empresários;

Ao participar do sindicato empresarial, o empresário passa a integrar uma rede formada por muitos outros empresários e fornecedores do setor, assim como representantes da federação estadual, da CNI e de instituições de fomento à indústria. Nessa rede ele pode compartilhar dificuldades, discutir soluções, conhecer boas práticas, elaborar projetos coletivos e muito mais.

O Simmmeb/SC criou três grupos de trabalho, formados por representantes de indústrias associadas, para trocar informações e discutir tendências relacionadas a Segurança e Saúde do Trabalho, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. Além disso, o sindicato realiza a cada três meses o Jantar de Negócios, em que estimula a reflexão dos empresários sobre assuntos relevantes e a identificação de oportunidades para o setor.

Mais informações

Entre em contato pelo telefone (48) 3332-3037
ou pelo e-mail dea@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina