Espaço teve investimento de R$ 6,9 milhões e atende 220 crianças de zero a seis anos de idade

Acompanhe a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 30.07.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina entregou nesta segunda-feira (30) uma nova unidade do SESI Escola em Joinville. Localizada no Bairro Itaum, a escola deve atender cerca de 220 crianças da creche à pré-escola em tempo integral, filhos de trabalhadores de indústrias e também da comunidade. Com área total de 3,8mil m², sendo 2,2mil m2 de área construída, e um investimento de R$ 6,9 milhões, o espaço conta com uma estrutura de 12 salas de atividades, três salas multiuso, solário, terraço sensorial, restaurante, pátio coberto, área externa com parque e quiosque.

Na solenidade de entrega o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que a escola de educação infantil precisa se constituir como o “berço para a criatividade" para alunos e professores. “Por isso, projetar os ambientes escolares para que eles se tornem elementos de exploração, investigação e experimentação em espaços cobertos e ao ar livre é fundamental para que as crianças se desenvolvam e acelerem seus percursos individuais e coletivos de aprendizagem”, disse. 

Côrte ainda ressaltou o foco da instituição que é dirigido também ao desenvolvimento das competências profissionais da equipe de professores. “É fundamental que se atualizem constantemente para que as nossas crianças, sob seus cuidados e das famílias, cresçam integralmente em idade, sabedoria e graça”, declarou, acrescentando ainda que investir no desenvolvimento e na aprendizagem de novas e múltiplas linguagens dos professores representa investir no desenvolvimento e na aprendizagem de novas e múltiplas linguagens das crianças. “Isto representa hoje o maior e o melhor investimento na construção do amanhã. Um professor que aprende sempre, ensina melhor”, enfatizou.

O vice-presidente regional da FIESC, Evair Oenning, lembrou que a entrega atende um antigo pedido do setor industrial de instalar uma escola de educação infantil no Sul de Joinville. "As crianças de hoje trabalharão e um mundo cujas profissões ainda não existem. Deve ser nosso papel e compromisso criar um território fértil para iniciar e preparar as novas gerações que construirão um novo mundo. Assim faremos nessa unidade, com a parceria dos trabalhadores, da comunidade e em nome da indústria", afirmou.

“Com a concretização dessa escola, juntamente com os investimentos que foram feitos nos últimos dois anos, principalmente na proposta de educação maker e na ampliação da educação continuada, o SESI fecha um circuito importante nesta gestão, com a oferta de uma educação contextualizada aos desafios do século 21. Uma educação que empodera o aluno, que permite desenvolver a capacidade de raciocínio, analítica e de interagir coletivamente. Isso certamente são habilidades que serão exigidas quando se tornarem adultos e enfrentarem o mercado de trabalho”, ressaltou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Pereira.
 
Em Joinville, o SESI já atende 240 crianças de zero a seis anos de idade, em duas creches in company e em uma unidade do SESI localizada no bairro Iririú, na Zona Leste da cidade. Com a entrega desta obra, o atendimento será ampliado para 460 vagas.
 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco