FIESC e TRT-SC firmam parceria para estimular aprendizagem

Entidades firmaram convênio nesta quinta-feira (17) para atuar em conjunto no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

Florianópolis, 17.5.2018 – O combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem ganham reforço com a parceria que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) firmou nesta quinta-feira (17) com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O acordo foi assinado pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria de Assis Calsing, pela presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda Migliorini, pela desembargadora Maria de Lourdes Leiria, que representa a região Sul no Comitê Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, e pela gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, juíza do Trabalho Patrícia Pereira de Sant’anna.

Uma das primeiras iniciativas das entidades é a impressão de 60 mil exemplares do Guia do Jovem Aprendiz. A publicação será distribuída nas escolas públicas estaduais. Côrte afirmou que o trabalho em conjunto com o TRT-SC renderá bons frutos. “Temos que fazer tudo para que o jovem tenha uma boa inserção no mundo do trabalho, porque são eles que vão conduzir o País. Eles são a nossa esperança, por isso trabalhamos muito com eles”, afirmou Côrte, citando atividades desenvolvidas com esse público, como é o caso do programa Conexão Jovem e dos Jovens Embaixadores da Educação, ambos do Movimento SC pela Educação.

O industrial destacou os principais indicadores econômicos do Estado, apresentou o programa Incluir para Crescer e falou sobre o Novos Caminhos, iniciativa que capacita adolescentes abrigados. “São jovens que têm poucas chances de inserção no mercado de trabalho. Graças ao programa, estamos com 203 jovens trabalhando na indústria. Queremos formar bons profissionais e bons cidadãos”, afirmou. Um dos jovens atendidos pelo Novos Caminhos participou do encontro. “Entrei no programa há quatro anos, quando não via oportunidades enquanto estava no abrigo. Aprendi a ter esperança e a acreditar em mim mesmo. Agora quero ser professor”, contou Nelson Matheus, que também é jovem embaixador do Movimento.

Maria de Assis Calsing, que coordena a comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, afirmou que parcerias como esta firmada com a FIESC são fundamentais para o programa. “Só posso louvar essa iniciativa e dizer que estamos de portas abertas para colaboração. A única forma de você admitir o trabalho para esse jovem é a aprendizagem a partir dos 14 anos. Por isso temos buscado o apoio do Sistema S”, destacou a ministra. “É um programa que procura atuar mudando a cultura da sociedade para combater o trabalho infantil. Nossa visão é de que isso é imponderável”, acrescentou.

A desembargadora Mari Eleda Migliorini agradeceu a oportunidade de parceria. “A FIESC mostra esse trabalho social, que nos causa orgulho e esperança. Acredito que esta parceria está sempre de portas abertas. É um trabalho de formiguinha, cada um faz a sua parte”, ressaltou.

“Temos mesmo que incentivar e qualificar nossos trabalhadores e a aprendizagem é um caminho. Ao mesmo tempo em que estimulamos a aprendizagem, a gente permite que os jovens trabalhem de forma legal. Essa cartilha serve para ambos os lados: o aprendiz e a empresa”, destacou a desembargadora Maria de Lourdes Leiria.

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem visa desenvolver, em caráter permanente, ações em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente. O objetivo é reunir a comunidade para discutir os efeitos nocivos do trabalho infantil na vida das crianças e dos adolescentes.

De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), há mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiras em situação de trabalho infantil, das quais 96 mil estão em Santa Catarina. O Brasil assumiu o compromisso internacional de erradicar o trabalho infantil até o ano de 2020.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244