Mostra Design Catarina será aberta nesta terça-feira (02) com produtos de diversos segmentos produtivos

Florianópolis, 28.05.2015 – Marcas e produtos catarinenses que se destacam pelo uso do design estarão na mostra Design Catarina, que começa na próxima terça-feira (02) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A exposição integra a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 e abrange diversos segmentos do setor produtivo catarinense.

Além de exibir cases de sucesso, como a fábrica de chocolates Nugali, que se reposicionou no mercado com a força do design, e a moveleira Sollos, que se associou ao designer Jader Almeida e avançou para o mercado internacional, a mostra vai apresentar vários tipos de produtos locais que cresceram com a marca do design. A lista inclui bicicletas, pranchas de surfe, motores, cerâmica, produtos alimentícios, games e softwares, transporte náutico e terrestre, e utilidades domésticas.

Indústria - Segundo especialistas, o design industrial vai além de universo do design exclusivo, autoral. Ele busca equacionar a relação entre a estética e a funcionalidade do produto, lidando com itens como qualidade dos materiais, desenvolvimento de processos e controle de custos.

“Boa parte da indústria catarinense já percebeu que o design faz a diferença, e por isso o perfil do investimento em Santa Catarina vem mudando nos últimos anos, com mais ênfase em projetos de design, pesquisa e desenvolvimento e novos processos produtivos”, afirma Glauco José Côrte, presidente da FIESC. “Quanto mais for percebido que é pela inovação que podemos nos diferenciar e ganhar mercados qualificados, mais forte será a nossa indústria e a economia do nosso Estado e do País”, reforça. 

“Dependendo do produto, a taxa de retorno do design pode situar-se entre 200% e 500% do valor investido”, diz Freddy Van Camp, curador da Bienal, citando pesquisas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para dar conta da demanda da indústria, Santa Catarina possui uma rede de formação e de apoio ao desenvolvimento do setor. Há no Estado mais de 70 cursos técnicos e de graduação em design, 33 de pós-graduação, dois mestrados e um doutorado – o que coloca Santa Catarina na segunda posição em número de cursos no País, atrás somente de São Paulo. Também há no Estado mais de 30 escritórios ou estúdios de design que prestam serviços de desenvolvimento para a indústria, além de uma infraestrutura de serviços especializados que sustentam a produção de inovações.

A FIESC, através de suas entidades, oferece cursos de formação profissional nesta área, além de assessoria para elaboração, desenvolvimento e captação de recursos para projetos.

Bienal – A Bienal Brasileira de Design Floripa 2015é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex­Brasil e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Centro Design Catarina, Governo de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Serviço
Abertura da mostra Design Catarina
Terça-feira, 2 de junho, 10h
FIESC - Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi – Florianópolis

 

Visitação: Dias úteis até 12 de julho, das 10h às 19:30h
Site Bienal: www.bienalbrasileiradedesign.com.br.

 

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco