São Miguel do Oeste inicia nova turma do programa Novos Caminhos

Este será o segundo grupo beneficiado pelo projeto da FIESC em parceria com o TJ/SC e a AMC

Florianópolis, 8.6.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) realizaram no dia 3 de junho, em São Miguel do Oeste, a aula inaugural do Programa Novos Caminhos. Nesta nova etapa, 25 jovens com idades entre 14 e 18 anos, que participam de programas de acolhimento das cidades de São Miguel do Oeste, Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palmitos e São José do Cedro serão preparados para o mundo do trabalho,

A partir desta terça-feira, dia 9, quando começam as aulas, o grupo conhecerá os cursos oferecidos por meio do programa e a infraestrutura disponibilizada pelas entidades da FIESC. Segundo o vice-presidente da FIESC na região Extremo-Oeste, Astor Kist, o programa representa uma oportunidade ímpar na vida de cada um dos integrantes, pois qualifica e abre caminhos para o mercado de trabalho. “São jovens oriundos de famílias onde os pais não puderam dar todo o aporte necessário. Com isso, acabaram saindo do convívio familiar e pararam nos institutos de acolhimento, onde podem permanecer no máximo até os 18 anos”, afirmou em conversa com os participantes do projeto. “Sempre uso o exemplo de um pássaro mantido em uma gaiola, que quando solto, não sabe procurar comida, abrigo ou se defender. É o mesmo que acontece com esses jovens. Ao sair dos abrigos eles não sabem como funciona a sociedade e o Programa Novos Caminhos oferece apoio para que eles possam abrir as janelas do futuro e vislumbrar uma vida melhor”, completou o vice-presidente.

O programa Novos Caminhos oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho pelo IEL, SESI e SENAI. Os integrantes do projeto têm acesso ainda à educação profissional do SENAI e o complemento da educação básica do SESI. O Novos Caminhos integra o Movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador, Brusque, Joaçaba e Rio do Sul.

Ainda em São Miguel do Oeste, outros 30 alunos, integrantes da primeira turma formada em 2014, participarão agora da segunda etapa. Eles terão a sua disposição toda a estrutura do Senai para frequentar um curso profissionalizante.

Federação das Indústrias de Santa Catarina - FIESC
(48) 3231 4244 - (48) 9176 2505