Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovens acolhidos do Litoral Sul têm apoio para buscar o mercado de trabalho

Região de Tubarão é a 11ª do Estado a receber o programa Novos Caminhos, iniciativa da FIESC, Tribunal de Justiça e Associação dos Magistrados Catarinenses

Tubarão, 29.4.2015 – A região de Tubarão é a 11ª em Santa Catarina a adotar o Programa Novos Caminhos, iniciativa de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes que vivem em casas de acolhimento. O termo de adesão foi assinado nesta quarta-feira (29), em evento na unidade local do SESI, pela FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entidades que criaram o projeto em 2012. O programa vai atender jovens de Tubarão, Laguna, Jaguaruna, Imbituba, Imaruí, Capivari de Baixo, Braço do Norte e Armazém.

Criado pelas três instituições em 2013, o Programa Novos Caminhos oferece qualificação profissional e apoio aos jovens de 14 a 18 anos que vivem nas casas de acolhimento, sob a tutela do Estado. Quando chegam à maioridade, esses jovens são obrigados a deixar os abrigos, tendo que assumir sozinhos a condução de suas vidas. O programa oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho pelo IEL, educação profissional do SENAI e o complemento da educação básica do SESI, que também realiza cursos de prevenção a drogas e álcool e a doenças sexualmente transmissíveis.

“O Programa Novos Caminhos proporciona aos jovens a oportunidade de enfrentar o mercado de trabalho com melhor qualificação”, afirmou o vice-presidente da FIESC para o Litoral Sul, Michel Miguel. “É uma ação positiva para o futuro do País, pois atua numa área fundamental, que é a educação”, acrescentou.

O coordenador da Infância e da Adolescência do TJSC, desembargador Sérgio Izidoro Heil, enfatizou que o programa beneficia toda a sociedade e não apenas o público ao qual é destinado. “A iniciativa oferece aos acolhidos nova vida, repleta de oportunidades e desafios”, salientou. Ele reiterou que o programa é destinado a jovens que vivem sob a tutela do Estado – órfãos, vítimas de maus tratos ou abandonados pelos pais. Não se trata, portanto de jovens infratores ou em conflito com a lei, ressalvou. No entanto, conforme citou o desembargador, a falta de alternativas faz com que, em algumas situações extremas, alguns jovens que completaram 18 anos tiveram que voltar ao convívio dos pais de quem tinham sido vítima de abuso sexual.
 
O Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Desde que foi criado, o Novos Caminhos já atendeu 228 jovens com os cursos de iniciação profissional do IEL. Desse grupo, 89 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do SENAI. O SESI totalizou 173 matrículas nos cursos da educação de jovens e adultos e de prevenção a drogas, álcool e DST. Mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

O programa, que integra o Movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador, Brusque, Joaçaba e Rio do Sul.

 
O termo de adesão em Tubarão foi assinado pelos representante da AMC, Osvaldo João Ranzi, pelo vice-presidente regional da FIESC, Michel Miguel, e pelo desembargador Sérgio Isidoro Heil.
 
 


Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4673 - 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br


Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.