Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústria e comércio se aliam pela causa da educação

Fecomércio, SESC e SENAC passam a integrar o Movimento A Indústria pela Educação

Leia também: FIESC entrega Prêmio de Jornalismo 2015

Florianópolis, 20.11.2015 – A indústria ganhou importantes aliados na luta pela melhoria dos indicadores educacionais do Estado. A partir desta sexta-feira (20), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) passam a integrar o Movimento A Indústria pela Educação. A iniciativa da FIESC, lançada em 2012, visa a estimular o setor produtivo a promover ações que elevem a qualificação do trabalhador. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na reunião da diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O objetivo é envolver os demais segmentos econômicos e transformar o Movimento em Santa Catarina pela Educação.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a parceria é positiva e tem sido efetiva. “Estamos dando hoje um grande passo no sentido da qualificação da educação de Santa Catarina. Não estamos falando em escolaridade, mas de educação, que é bem mais ampla e holística. Queremos fazer de SC um laboratório que possa influenciar a educação dos demais Estados do País. É o primeiro passo para transformar o nosso movimento em Santa Catarina pela Educação”, salientou Côrte. 

O vice-presidente da Fecomércio, Célio Spagnoli, destacou a disposição das entidades ligadas ao setor varejista em apoiar o Movimento. “A FIESC está à frente desse projeto e estamos entrando hoje para buscar o conhecimento já aplicado e nos tornarmos Santa Catarina pela Educação. O desenvolvimento técnico desse projeto deverá ser feito a partir de agora. Com certeza estaremos empenhando os nossos esforços para que esta iniciativa evolua. Precisamos estimular os jovens para a formação técnica e profissional”, afirmou Spagnoli. No comércio, o índice de trabalhadores sem escolaridade básica completa é de aproximadamente 30%, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2014. 

A FIESC também assinou termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Educação para ações conjuntas na área. “Quando a gente quebra barreiras, como deixar a educação apenas ser gerida por especialistas dessa área, e entende que deve ser cuidada por toda a sociedade, a gente começa a fazer diferença. Santa Catarina está à frente desse processo e o Movimento é exemplar. Este é um salto importante para que tenhamos indicadores semelhantes aos registrados pelos países mais desenvolvidos do mundo”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.


Elida Hack Ruivo
48 3231 4244
48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.