Formação e estágio de administradores são debatidos em workshop

Evento foi promovido pelo IEL/SC, em Chapecó

Chapecó, 11.8.2016 – Acadêmicos de administração de empresas participaram nesta quarta-feira (10), na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó, de um workshop sobre a relação entre instituições de ensino e empresa. O encontro foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, com o objetivo de contribuir para o debate sobre inovação em gestão e em práticas interdisciplinares, além do uso das novas tecnologias.

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e conselheiro do IEL/SC, Nério Amboni, abordou o estágio como parte da formação do futuro profissional. Segundo ele, as universidades precisam trabalhar em conjunto com a FIESC e outras entidades para tornar o setor mais competitivo. “Nada melhor que começar pela educação porque a competitividade das empresas só será alcançada com capital humano qualificado. É da articulação da teoria com a prática que poderá surgir projetos inovadores tanto no ambiente acadêmico como empresarial”, explica.

Amboni ressalta que o estágio é uma etapa importante do processo da formação profissional, pois representa o primeiro contato do estudante com a realidade das empresas. “Os alunos, no momento em que realizam o estágio, devem trabalhar com situações na prática. Nós estamos promovendo esses encontros com objetivo de desmistificar o estágio. Tanto instituições como empresas precisam mudar a visão que possuem”, argumenta.

O diretor de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), Marco Antonio Harms Dias, relata que encontros semelhantes, que também aproximam profissionais, academia e empresas, estão sendo realizados em todo o Estado. “Buscamos promover melhorias no ensino e na profissão. Em setembro haverá um grande evento para apresentar as sugestões de todos os encontros”, expõe.

A responsável pela regional Oeste do IEL, Mariza Dessoi, observa que o encontro integra o Movimento Santa Catarina Pela Educação. “O workshop foi muito rico para aprimorar o desenvolvimento do estágio e da formação profissional e contribuiu para identificar o que pode ser melhorado no processo de formação para que o estudante chegue ao mercado de trabalho mais preparado”, afirma.

A promoção do workshop foi do CRA-SC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) por meio do IEL/SC, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de SC (SENAI/SC), Sistema Acafe, Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino (Ampesc), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Com informações de MB Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina