Brusque adere ao Programa Novos Caminhos e beneficia jovens abrigados

Iniciativa é uma parceria da FIESC com o TJ/SC e a AMC. Evento de lançamento ocorreu nesta quarta (24)

Confira a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Brusque, 24.6.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) assinaram nesta quarta-feira (24) termo de adesão para a inclusão da região de Brusque no Programa Novos Caminhos. A iniciativa, lançada em 2013, visa a capacitar para o mundo do trabalho jovens que participam de programas de acolhimento do Estado.

“O projeto nasceu de um sonho conjunto de juízes, assistentes sociais, técnicos dos programas de acolhimento e colaboradores da FIESC, que se deparavam todos os dias com jovens que tinham suas vidas desperdiçadas”, disse o vice-presidente regional da FIESC Ingo Fischer, acrescentando que as entidades da Federação passaram a preparar os jovens para o mundo do trabalho e para a cidadania.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, chamou atenção para a importância do momento em que o Novos Caminhos atua, quando os jovens possuem entre 14 e 18 anos. “Embora os maiores traumas surjam na primeira infância, argumentou, é na adolescência que os danos causados por esses traumas podem prejudicar ou direcionar a vida”, disse, acrescentando que a educação é um bem que deve estar disponível para todos. “É nesse momento que queremos propiciar a possibilidade de estudar, se preparar profissionalmente, como cidadãos, para o mundo do trabalho, que está em transformação e que, cada vez mais, vai exigir qualificação,” completou.

A 1ª vice-presidente da AMC, Jussara Schittler dos Santos, destacou que a formação familiar com problemas é o principal determinante para o ingresso dos jovens no mundo do crime. O Novos Caminhos, afirmou, representa a oportunidade de contato com jovens de família estruturadas, com a formação de valores, com o aprendizado de um ofício e, dessa forma, um apoio importante para que ao encerrar o período de acolhimento nos abrigos, os jovens possam garantir sua subsistência, formar família e ter uma vida digna.

A indústria, apesar dos números expressivos que registra, vive um momento crítico, em que perde participação no Produto Interno Bruto e enfrenta dificuldades adicionais, como as decorrentes do ajuste fiscal, disse o juiz da infância e da juventude da comarca de Blumenau, Álvaro Pereira de Andrade. Reforçando a importância de valorizar mais o setor para que o País supere a crise, ele destacou que é a indústria, por meio do seu braço social e de educação – que são as entidades da FIESC, executa o Novos Caminhos. Para o desembargador Luiz César de Medeiros, este é um dos aspectos mais importantes do programa, pois gera credibilidade.

Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Desde que foi criado, o Novos Caminhos já atendeu 171 jovens com os cursos de iniciação profissional do IEL. Desse grupo, 108 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do SENAI. O SESI totalizou 106 matrículas nos cursos da educação de jovens e adultos e de prevenção a drogas, álcool e DST. Mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

O programa integra o Movimento A Indústria pela Educação. O Novos Caminhos já está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador e Joaçaba.

Elmar Meurer
Assessoria de Imprensa da FIESC