Sul de SC tem nova unidade do SENAI

Solenidade de entrega foi realizada na noite desta quinta-feira (23), em Sombrio

Sombrio, 23.6.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou, na noite desta quinta -feira (23), a nova unidade do SENAI em Sombrio. A estrutura tem 900 metros quadrados de área construída e atenderá em torno de 600 alunos por ano. Oferecerá cursos de educação profissional nas áreas de tecnologia da informação, vestuário, metalmecânica, segurança do trabalho, gestão empresarial, construção civil, cerâmica, eletromecânica e alimentos.

Além de cinco laboratórios didáticos (informática, modelagem, costura, eletricidade e panificação e confeitaria), o novo ambiente conta ainda com três salas de aula e uma área de recepção, secretaria e coordenação. A implantação do empreendimento contou com o apoio da prefeitura local, que se responsabilizou pela estrutura física, e recebeu investimentos de R$ 400 mil do SENAI/SC em equipamentos.

“A crise não nos abate. Olhamos para frente. A educação nos dá essa perspectiva para projetar o futuro”, disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, fazendo referência à entrega das instalações em meio a um cenário econômico adverso e às manifestação do prefeito Zênio Cardoso, que destacou a importância da educação para o desenvolvimento. “O prefeito tem visão. Está olhando longe. Afirmo sem errar que Sombrio, nos próximos anos, será diferente, pois terá um grupo de trabalhadores capacitados e cidadãos que se empenharão para melhorar a vida da cidade”, afirmou Côrte.

Cardoso lembrou os desafios vividos por Sombrio quando o setor calçadista perdeu competitividade em decorrência da sobrevalorização cambial, fazendo desenvolver o setor de confecção, um dos beneficiados com a chegada do SENAI. “Aqui usamos a crise para nos reinventar e renovar. Não temos medo. Quem tem medo não avança”, afirmou o prefeito, citando ideogramas atenção e oportunidade, que definem crise em chinês. “O jovem vai chegar na empresa de cabeça erguida. Fica aqui um marco do qual vou me orgulhar sempre, de poder dizer que recebi o presidente da FIESC nessa obra maravilhosa”, completou.

O SENAI tem 600 salas de aula e quase mil laboratórios em Santa Catarina, informou Côrte, para destacar o foco da instituição na experiência, mas acrescentando também a preocupação de formar bons cidadãos.

O entorno de Sombrio tem mais de mil indústrias e Araranguá possui mais de 400, disse o vice-presidente regional da FIESC, Diomício Vidal. “Nós que conhecemos e passamos por aqui, vemos o quanto essa região tem crescido. Estamos dando apoio para o crescimento da indústria da região”, afirmou.

A unidade de Sombrio é a 63a unidade do SENAI Santa Catarina, lembrou o diretor técnico da instituição, Maurício Capra Pauletti, chamando atenção para a capilaridade da entidade, que já formou mais de 2 milhões de pessoas no Estado. “Queremos enaltecer a iniciativa do prefeito e dos empresários. A educação é a forma de desenvolver a sociedade e o SENAI tem feito isso desde 1954”, afirmou. Pauletti e Côrte reforçaram a relevância da educação profissional, frequentada em países desenvolvidos por 50% dos estudantes do ensino médio, enquanto no Brasil esse índice é inferior a 20%.

Cursos previstos – Os primeiros cursos oferecidos são os de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação em Excel avançado, programação Java, programador web, manutenção de computadores, leitura e interpretação de desenho técnico, Solidworks básico, Solidworks chapas e estruturas, desenho em Cad 2D – Autocad, consultor de imagem, CAD para confecção (Audaces), desenhista de moda, Corel Draw para moda, modelista, PCP para confecção, costureiro industrial do vestuário, confeiteiro, panificação , operador de empilhadeira, eletricista predial de baixa tensão, eletricista industrial e mestre de obras, além das Normas Regulamentadoras (NR) 35 (trabalho em altura), 33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados - trabalhadores autorizados e vigias), 11 (segurança na operação de empilhadeira de pequeno porte), e 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade). Estão previstos para Sombrio e em fase de aprovação os cursos de Aprendizagem Industrial em Design de moda para confecção de vestuário e calçados e técnicos em Vestuário e Segurança no Trabalho.

A unidade do SENAI em Sombrio está vinculada à unidade regional de Criciúma. Os contatos podem ser feitos por meio do telefone 48 3431 7100. Informações sobre cursos no SENAI em Santa Catarina podem ser obtidas no telefone 0800 48 1212 (ligações gratuitas)