SC assina acordo de cooperação com a Suíça para atrair investimentos

Termo foi assinado nesta terça (8), na FIESC, com a presença de embaixador suíço no Brasil

Florianópolis, 08.3.2016 – A Investe SC, agência que surgiu de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Governo de Santa Catarina, assinou acordo de cooperação com a congênere suíça Switzerland Global Enterprise (S-GE) para promover investimentos e o comércio bilateral do Estado com o país europeu. O termo foi assinado nesta terça-feira, dia 8, pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte; o embaixador da Suíça no Brasil; André Regli, e os secretários de Estado catarinenses Carlos Chiodini (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Carlos Adauto Virmond Vieira (Assuntos Internacionais).

O acordo promoverá o intercâmbio comercial entre instituições de ambos os países, dando especial atenção à cooperação com pequenas e médias empresas. “É o primeiro acordo que o Investe SC está assinando e o faz com a agência de investimentos da Suíça, criada em 1927 e que, portanto, tem longa experiência e tradição na área de captação de recursos e atração de investimentos”, afirmou Côrte. O presidente da FIESC observa que a saúde é um dos setores com mais oportunidades de atração. “É uma indústria emergente em Santa Catarina, que integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC, da FIESC) e oferece muitas opções e alternativas de expansão”.

Para o embaixador Regli, o acordo “é uma ferramenta a mais para intensificar as relações econômicas entre Brasil e Suíça e, quando se fala em economia, sempre vem antes a ciência e tecnologia”. O embaixador relatou que visitou quatro empresas catarinenses, com grande potencial de intercâmbio, em especial nas áreas de biotecnologia e tecnologia da informação. “O DNA do empresário catarinense combina muito bem com o DNA do empresário suíço e isso é fundamental para intensificar as relações e o comércio”, afirmou Regli.

A Investe SC atua na divulgação de oportunidades em Santa Catarina e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos nos setores de alto valor agregado. O objetivo é reduzir as importações, reforçando o nível tecnológico da indústria e fomentando o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Também concentra o atendimento das demandas de investidores interessados no Estado, acionando os órgãos, entidades e parceiros responsáveis e acompanhando os processos.

Dados levantados pelo Observatório de Inteligência Industrial da FIESC mostram que, de um total de 60 mil empresas multinacionais em todo o  mundo, 40% pretendem investir em projetos de inovação e pesquisa fora do seu país de origem. Os estudos também indicam que, de 35 mil projetos de investimento de média e alta tecnologia lançados nos últimos cinco anos, 73% foram realizados por multinacionais norte-americanas e europeias.

No endereço www.investesc.com estão disponíveis informações sobre as oportunidades de investimento, as facilidades oferecidas pela agência e dados estatísticos de Santa Catarina.

Em 2015, Santa Catarina exportou US$ 12,1 milhões para a Suíça e importou US$ 54,5 milhões do país. Os principais embarques para o país europeu foram carne de frango (55,7%), além de motores elétricos (12,4%). Entre as principais compras do Estado estão bebidas não alcoólicas, máquinas e aparelhos para trituração ou moagem de grãos, entre outros.

FIESC Imprensa

Ivonei Fazzioni