Empresas de SC vencem em duas categorias do Prêmio Nacional de Estágio

Com assessoria do IEL/SC, Coteminas e Instituto de Estudos Avançados foram premiados nesta quinta-feira em Fortaleza

Florianópolis, 30.10.2015 – Os programas de gestão de estágios da empresa Coteminas, de Blumenau, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), de Florianópolis, conquistaram nesta quinta-feira (29), em Fortaleza (CE), o Prêmio Nacional IEL Melhores Práticas de Estágio 2015, nas categorias Grande e Micro e Pequena Empresa, respectivamente. A unidade de Jaraguá do Sul do SENAI conquistou ainda o terceiro lugar na categoria Ensino Técnico. O reconhecimento foi dado aos programas implementados com assessoria do Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC), entidade da FIESC.

“As empresas que têm bons programas de gestão de estágio tendem a atrair os melhores candidatos para as vagas oferecidas. Elas aproveitam o período de estágio como uma das formas mais eficientes de preparar os seus futuros talentos”, afirma Natalino Uggioni, superintendente do IEL/SC.

O programa de estágio é parte do programa de carreiras da Coteminas, que busca orientar os participantes para as oportunidades profissionais oferecidas. 75% dos estagiários foram efetivados nos últimos 2 anos.

O IEA possui uma política de estágio voltada à retenção e ao desenvolvimento de seus talentos e conta com um guia do estagiário chamado 1UP. Esse material oferece orientações para a construção do plano de ação para cada fase do programa.

Este resultado mantém o IEL/SC na condição de premiado em todas as nove edições do concurso nacional. Nos últimos dois anos, programas vencedores foram implementados na Portobello e no Instituto de Estudos Avançados, em 2013, e na Fábio Perini, em 2014.

O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2006 em Santa Catarina e em 2007 em nível nacional. As avaliações das empresas e das instituições de ensino têm como foco o processo de gestão dos programas e o cumprimento da legislação vigente. A avaliação dos estagiários levou em consideração a aprendizagem trazida pela experiência e os benefícios para a empresa.

A edição 2015 teve a participação de 125 empresas (privadas, públicas e o Sistema Indústria), 223 estagiários e 79 instituições de ensino público ou privado. A premiação é divida nas categorias Empresa, Estagiário e Instituições de Ensino.

IEL/SC – A entidade da FIESC, que completa 46 anos neste mês, conta com cerca de 100 colaboradores, entre funcionários, estagiários e bolsistas, atendendo, em média, 1,5 mil empresas por ano, em 110 municípios de Santa Catarina. Através de parcerias com 960 instituições de ensino, o IEL/SC insere, por meio do estágio, mais de 10 mil estudantes no mundo do trabalho a cada ano. Destes, 59% são contratados de forma definitiva pelas empresas.

O programa de estágio do IEL/SC faz parte das ações do Movimento A Indústria pela Educação. Lançada pela FIESC em 2012, a iniciativa contribui para melhorar a educação nos aspectos relacionados à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino e colaborar com o desenvolvimento industrial diante dos desafios impostos no contexto da economia do conhecimento. O estágio é considerado é um ato educativo, sendo uma importante etapa na formação dos futuros profissionais.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC