 
 
Objetivos Estratégicos
Reinvenção da
Economia
					Empresas Competitivas & Inovadoras
 
		Desenvolvimento da atividade empresarial e empreendedora, buscando gerar o máximo de resultado.
Estratégias Finalísticas
Verticais
					 
			Setores portadores
de futuro
						Foco em segmentos com alto potencial de crescimento e relevância estratégica.
Reindustrialização &
posicionamento global
						Fortalecimento do papel da indústria e orientação para mercados globais em setores e aplicações de alto potencial.
Empresa 4.0
Adoção e aplicação dos princípios e soluções 4.0 nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.
Empresas Pró-ODS
Adoção e aplicação dos princípios e soluções ODS nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.
Planos e projetos
(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)
- 
	Programa SC Competitiva – Polos de Competitividade Regional/Setorial em Setores de Ponta nas Regiões Polo do Estado. 
- 
	Projeto RETOMA SC – Sebrae - Plano de ação de penetração em mercados estratégicos com soluções de alta qualidade e competitividade para MPEs. 
- 
	Plano de Desenvolvimento dos Clusters de: Saúde, TIC, Energia, Economia Criativa, Foodtech, MKT. 
- 
	Plano de Formação maciça e profissionais especializados em quantidade e qualidade; Programa de Internacionalização em parceria com empresas estratégicas do Estado em países de alta relevância. 
- 
	Plano e Transformação Digital das empresas de Santa Catarina - Projeto SC 100% Comercio Digital. 
- 
	Programa de formação de técnicos em setores estratégicos para SC e graduados especializados em empresa 4.0. 
- 
	Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integrando Empresas e ICTIs. 
- 
	Programa contemplando as empresas líderes dos principais setores industriais empresariais voltado para o posicionamento global de Santa Catarina como líder. 
- 
	Atração de investimentos e distribuição da atividade produtiva, visando a redução de desigualdades no estado. 
- 
	Projeto de Fortalecimento/Reposicionamento dos setores: metalmecânico, automotivo, naval, construção civil, têxtil & confecção, madeira & móveis e plásticos. 
- 
	Plano Estratégico de posicionamento de Santa Catarina no Mercado Global a partir de suas vocações e competências regionais/setoriais. 
Estratégias Finalísticas
Transversais
					 
			Educação para
o mercado
						Educação plena em todos os níveis e temáticas voltados para as novas tendências e necessidades do mercado.
Ciência, tecnologia
& Inovação
						Investimento e aplicação dos resultados dos projetos de P&D visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas.
Qualidade & produtividades e conformidade
Fortalecimento e consolidação de sistemas que assegurem a Q&P de produtos e processos.
Internacionalização
Preparação, investimento e atuação intensa e ampla no mercado internacional visando liderança em segmentos alvo.
Planos e projetos
(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)
- 
	Programas STEAM - Programa maciço de formação em inglês. 
- 
	Programa de formação maciça de ensino médio em desenvolvimento software e algoritmos de computação. 
- 
	Programas de ampliação da formação de pessoal técnico especializado em segmentos portadores de futuro. 
- 
	Criação de escolas de excelência de negócios. 
- 
	Reformulação do sistema de C&T&I Nacional. 
- 
	Criação de fundos e programas especialmente direcionados aos grupos de excelência em ciência, tecnologia e inovação. 
- 
	Atração e parceria com grupos nacionais e internacionais de ponta nas áreas estratégicas. 
- 
	Apoio e estreitamento da relação com programas nacionais e internacionais de fomento. 
- 
	Programas para reformulação, replanejamento, estruturação do parque fabril. 
- 
	Benchmarking constante entre as indústrias do setor. 
- 
	Criação de programas e sistemáticas de benchmarking e avaliação constante na forma de certificações ou prêmios. 
- 
	Fomentar programas que financiem e facilitem juridicamente e tributariamente a atuação internacional. 
