Reinvenção da Economia Reinvenção da Economia
Objetivos Estratégicos
Objetivos Estratégicos
Reinvenção da Economia

Reinvenção da
Economia

Empresas Competitivas & Inovadoras

 
Bussola Conceitos

Desenvolvimento da atividade empresarial e empreendedora, buscando gerar o máximo de resultado.

Objetivos Estratégicos
Estratégias Finalísticas
Verticais
Bussola Reinvenção
Setores Portadores de Futuro

Setores portadores
de futuro

 

Foco em segmentos com alto potencial de crescimento e relevância estratégica.

Reindustrialização e Posicionamento Global

Reindustrialização &
posicionamento global

 

Fortalecimento do papel da indústria e orientação para mercados globais em setores e aplicações de alto potencial.

Empresa 4.0

Empresa 4.0

 

Adoção e aplicação dos princípios e soluções 4.0 nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.

Empresas Pró-ODS

Empresas Pró-ODS

 

Adoção e aplicação dos princípios e soluções ODS nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.

Planos e projetos

(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)

  • Programa SC Competitiva – Polos de Competitividade Regional/Setorial em Setores de Ponta nas Regiões Polo do Estado.

  • Projeto RETOMA SC – Sebrae - Plano de ação de penetração em mercados estratégicos com soluções de alta qualidade e competitividade para MPEs.

  • Plano de Desenvolvimento dos Clusters de: Saúde, TIC, Energia, Economia Criativa, Foodtech, MKT.

  • Plano de Formação maciça e profissionais especializados em quantidade e qualidade; Programa de Internacionalização em parceria com empresas estratégicas do Estado em países de alta relevância.

  • Plano e Transformação Digital das empresas de Santa Catarina - Projeto SC 100% Comercio Digital.

  • Programa de formação de técnicos em setores estratégicos para SC e graduados especializados em empresa 4.0.

  • Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integrando Empresas e ICTIs.

  • Programa contemplando as empresas líderes dos principais setores industriais empresariais voltado para o posicionamento global de Santa Catarina como líder.

  • Atração de investimentos e distribuição da atividade produtiva, visando a redução de desigualdades no estado.

  • Projeto de Fortalecimento/Reposicionamento dos setores: metalmecânico, automotivo, naval, construção civil, têxtil & confecção, madeira & móveis e plásticos.

  • Plano Estratégico de posicionamento de Santa Catarina no Mercado Global a partir de suas vocações e competências regionais/setoriais.

Objetivos Estratégicos
Estratégias Finalísticas
Transversais
Bussola Reinvenção
Educação para o Mercado

Educação para
o mercado

 

Educação plena em todos os níveis e temáticas voltados para as novas tendências e necessidades do mercado.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Ciência, tecnologia
& Inovação

 

Investimento e aplicação dos resultados dos projetos de P&D visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas.

Qualidade e Produtividade e Conformidade

Qualidade & produtividades e conformidade

 

Fortalecimento e consolidação de sistemas que assegurem a Q&P de produtos e processos.

Internacionalização

Internacionalização

 

Preparação, investimento e atuação intensa e ampla no mercado internacional visando liderança em segmentos alvo.

Planos e projetos

(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)

  • Programas STEAM - Programa maciço de formação em inglês.

  • Programa de formação maciça de ensino médio em desenvolvimento software e algoritmos de computação.

  • Programas de ampliação da formação de pessoal técnico especializado em segmentos portadores de futuro.

  • Criação de escolas de excelência de negócios.

  • Reformulação do sistema de C&T&I Nacional.

  • Criação de fundos e programas especialmente direcionados aos grupos de excelência em ciência, tecnologia e inovação.

  • Atração e parceria com grupos nacionais e internacionais de ponta nas áreas estratégicas.

  • Apoio e estreitamento da relação com programas nacionais e internacionais de fomento.

  • Programas para reformulação, replanejamento, estruturação do parque fabril.

  • Benchmarking constante entre as indústrias do setor.

  • Criação de programas e sistemáticas de benchmarking e avaliação constante na forma de certificações ou prêmios.

  • Fomentar programas que financiem e facilitem juridicamente e tributariamente a atuação internacional.