O Certificado de Origem Preferencial é o documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm Acordos Comerciais, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de mercadorias ao mercado externo.

O Certificado de Origem Não Preferencial é o documento que atesta a origem de uma mercadoria sem conceder benefícios tarifários ao importador. Ele é utilizado principalmente para fins estatísticos, controle de importação e cumprimento de exigências de determinados países. Apesar de não conceder redução ou isenção de tarifas alfandegárias, o certificado pode ser exigido por razões comerciais, regulatórias ou sanitárias. Além disso, pode ser necessário para evitar barreiras comerciais, como cotas de importação ou restrições específicas aplicadas a determinados países.

Documentos necessários para a emissão

  • Certificado de Origem aprovado;

  • Fatura comercial (invoice);

  • Declaração do Produtor (Declaração Juramentada de Origem - DJO).

Todos os documentos acima deverão ser assinados e carimbados pela empresa.

Assessoria e orientações gratuitas

Para facilitar o acesso ao mercado externo e consolidar a presença das empresas catarinenses no cenário internacional, disponibilizamos um serviço gratuito de assessoria e orientação às empresas quanto ao preenchimento dos formulários e declarações do produtor, como também às preferências tarifárias e normas de origem.

Certificado de Origem Digital - COD

Com objetivo de modernizar e inovar o sistema de emissão, a Confederação Nacional da Indústria - CNI disponibiliza às empresas exportadoras o Certificado de Origem Digital - COD Brasil, com autorização, reconhecimento e credibilidade da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI, garantindo segurança e legitimidade do processo.

Certificados de Origem com destino à Argentina, Uruguai e Colômbia deverão ser apenas emitidos digitalmente através do COD; certificados para o Paraguai têm a opção de serem emitidos digitalmente ou de forma manual. Neste sentido, a tendência é cada vez mais países aderirem a este formato de emissão eletrônica do Certificado de Origem.

Conheça as vantagens do COD:

  • Facilidade na tramitação dos documentos com inserção on-line das informações;

  • Geração de um banco de dados da própria empresa pertinentes à certificação;

  • Praticidade e segurança no preenchimento;

  • Redução de erros e custos burocráticos.

Como aderir?

Clique aqui e efetue o cadastro do usuário Clique aqui e efetue o cadastro do usuário

Como utilizar o COD?

Fale conosco

Ficou com alguma dúvida sobre nossos serviços? Entre em contato.

(48) 3332-3024 | (48) 3231-4664

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn