Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Urbano Alimentos comemora 65 anos

Empresa incorpora princípios de ESG e atua alinhada com ODS; iniciativas incluem matriz energética 100% renovável e investimento de R$ 1 milhão em projetos sociais em 2024

Florianópolis, 18.02.24 - A companhia Urbano Alimentos está completando 65 anos de atividade. Os primeiros passos para a criação da empresa de Jaraguá do Sul se deram a partir da instalação de uma roda d’água e a atafona para moer milho e fazer fubá em 1952. A formalização ocorreu em 1960, com a criação da Urbano Cerealista, pela família Franzner.

Hoje, a empresa emprega mais de 1,8 mil colaboradores e tem atuação focada na produção de arroz, farinha de arroz, feijão, cereais e macarrão. Detém as marcas Urbano, Koblenz, Vila Nova, Grão de Campo, Serrazul, Arroz Belchior, Broto Legal e Sabor Máximo. Também expandiu o escopo de atuação e conta com participações das empresas Selgron, fabricante de equipamentos para o agronegócio, Urbano Têxtil, localizada em Nova Trento (SC), que atua no beneficiamento de malhas e comercialização de malha em rolo e na PCH Capivari (Pequena Central Hidrelétrica), localizada em São Martinho, no Sul de Santa Catarina. 

Imagem
Urbano Alimentos
Empresa tem capacidade de produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas. (Foto: Divulgação)

ESG - De olho no futuro, a empresa adotou a integração dos princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) à sua estratégia corporativa. Atualmente, evita a emissão de 300 mil toneladas de CO² na atmosfera por ano e opera com 100% de energia renovável. Uma das ações de aproveitamento de resíduos da Urbano é a queima da casca do arroz para geração de energia calorífica, que é convertida para energia elétrica utilizada em fábricas. As Pequenas Centrais Termoelétricas (PCT) produzem mais 48 mil MWh/ano, suficiente para atender 28 mil residências de quatro pessoas.

Além disso, a Urbano Alimentos alinhou suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os principais focos estão atrelados aos ODSs 2, 8 e 12, que buscam erradicar a fome e incentivar a agricultura sustentável. Em 2024, a Urbano investiu mais de R$ 1 milhão em projetos sociais e doou mais de 150 toneladas de alimentos. Uma das ações de destaque foi a doação de 24 toneladas de arroz para a Ucrânia, em 2023.

A empresa tem capacidade de produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas de arroz em casca e de feijão. Atualmente, além de Santa Catarina, a Urbano Alimentos conta com operações em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Goiás e Pernambuco. São 19 unidades instaladas e mais de 150 mil m² de área construída.

Com informações da assessoria de imprensa da Urbano Alimentos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas


Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn